Sustentabilidade ambiental é desígnio do CDS-PP Madeira

RuiBarretoGrupoO líder do CDS-PP Madeira anunciou esta terça-feira que a sustentabilidade ambiental é “um desígnio” para o seu partido e assumiu que irá colocar o tema no cimo do debate político.

Falando na abertura da 9.ª conferência “Ouvir a Madeira, um problema, uma solução”, subordinada ao tema “Sociedade do conhecimento, ciência e investigação”, Rui Barreto explicou que “não há um planeta B” e por isso a natureza, a paisagem, o mar, o ambiente, a agricultura “são de uma importância vital para preparamos o futuro das novas gerações”.

A sustentabilidade dos recursos naturais, acrescenta o líder regional, “será um dos principais eixos” do programa de governo que o CDS está a preparar, através do Conselho Económico e Social presidido por José Manuel Rodrigues. “O CDS está aberto a receber os contributos de todos porque este é um assunto de todos “, exortou o líder centrista, deixando um apelo directo aos jovens, que se têm revelado empenhados no combate às alterações climáticas e à defesa do ambiente. “O emprego a ser criado no futuro, será na limpeza do planeta, eu quero que o CDS esteja na linha da frente das políticas sustentáveis”.

Rui Barreto afirmou, domingo às noite, no rescaldo das eleições europeias, que “O CDS tinha ganho fôlego para as eleições regionais”. Prometeu “arregaçar as mangas e começar a trabalhar já” apresentando novas propostas. Aí está o regresso às conferências “ouvir a Madeira” e o lançamento de uma bandeira para o partido: cuidar do ambiente, do mar e da paisagem.

O tema “Sociedade do conhecimento, ciência e investigação” foi abordado por dois investigadores com pergaminhos na área. Nuno Nunes, professor catedrático, presidente da Direcção do M-ITI, Instituto de Tecnologia Interactiva e responsável pela Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação Tecnológica e Inovação (ARDITI), e João Canning Clode, investigador auxiliar do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE). “Dois centros de investigação de excelência, que merecem ser apoiados e que são um orgulho para a Região”, referenciou Rui Barreto acerca do convidados deste debater moderado por Maurício Marques, designer de comunicação.