Biblioteca Itinerante “Roseta” há um ano em actividade em Câmara de Lobos

A biblioteca itinerante “Roseta”, de Câmara de Lobos, assinala, no próximo dia 1 de Junho, Dia da Criança, o seu primeiro aniversário. Os festejos de aniversário decorrerão na Praça da Autonomia, entre as 10:00 e as 13:00, contando com múltiplas actividades lúdicas e didácticas em torno do livro e da leitura.

O projecto ROSETA – Biblioteca Itinerante de Câmara de Lobos foi publicamente apresentado há um ano, por ocasião do Dia da Criança. Desde então, a Roseta promoveu um ciclo intenso de viagens literárias por todas as freguesias do concelho de Câmara de Lobos, visitando escolas, infantários, centros de dia e outras valências socioculturais, sublinha uma nota da Câmara Municipal.

Segundo a vice-presidente da autarquia, Sónia Pereira, que tutela o pelouro da educação, “o balanço deste primeiro ciclo de contacto diário com a população câmara-lobense é extremamente positivo. Foram registadas cerca de 5000 utilizações em diversos serviços, tais como o empréstimo domiciliário de livros, participação em actividades de “hora do conto”, sessões de promoção do livro, jogos didáticos”.

A “ROSETA – Biblioteca Itinerante de Câmara de Lobos” é uma viatura adaptada para servir de biblioteca itinerante, revisitando a função desempenhada no passado pelas bibliotecas itinerantes da Fundação Calouste Gulbenkian. Através da visita às escolas, jardins de Infância e centros comunitários, a Roseta vem complementar as actividades da Biblioteca Municipal, ajudando a promover o gosto pela leitura e tornar o livro, também, como uma actividade lúdica, refere a CMCL.

Esta valência cultural municipal visa alargar a intervenção da biblioteca pública de Câmara de Lobos a todas as freguesias e localidades mais periféricas do concelho. A ROSETA vem assim complementar a oferta já proporcionada pela rede de bibliotecas de Câmara de Lobos, que é composta pela biblioteca municipal e pelos pólos do Curral das Freiras, do Estreito de Câmara de Lobos e do Garachico.

O fundo bibliográfico da biblioteca itinerante é composto por 1.500 livros, abrangendo as principais áreas do conhecimento, com predominância para a literatura infanto-juvenil e literatura universal. Para além de disponibilizar livros para leitura domiciliária, a Roseta dispõe de serviço de pesquisa, internet, jogos didácticos, impressões e digitalização.

Esta extensão da biblioteca municipal presta um serviço de proximidade ampliado pelas infraestruturas camarárias existentes nos locais de intervenção, potenciando a oferta da índole cultural e pedagógica na forma de visitas guiadas, hora do conto, workshops, encontros com autores, actividades intergeracionais, feiras do livro, exposições temáticas, oficinas criativas e sessões de cinema.