Garrafas de alumínio, palhinhas de massa e cinzeiros de cana tornam Summer Opening mais ecológico

Summer opening

A edição deste ano do Summer Opening é a mais ecológica de sempre do Summer, desde logo com a distribuição de 1.200 garrafas de alumínio para a substituição das garrafas de plástico no evento, além de palhinhas de massa e cinzeiros de cana, com rolha de cortiça, para tentar eliminar as beatas no chão, que são também uma novidade deste ano, e que se vão somar à utilização dos habituais copos reutilizáveis, que já foi regra nos últimos anos.

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, assinou esta tarde o protocolo que oficializa o apoio da Autarquia à 7ª edição do festival Summer Opening, considerando esta “uma parceria que já acontece desde 2013 e que temos vindo a repetir com muito gosto e orgulho, perante resultados melhores a cada nova edição”. Uma declaração prestada ao lado de Gonçalo Camacho, produtor do festival.

A edição deste ano realiza-se entre os dias 19 e 21 de julho e traz ao Funchal nomes como Resistência, Expensive Soul, David Fonseca, Blaya, Dillaz, Wet Bed Gang, ProfJam, Papillon e Plutonio, entre outros. Uma das grandes novidades para 2019 é a adesão do festival ao Programa “Sê-lo Verde”, financiado pelo fundo ambiental do Ministério do Ambiente, que tem como objetivo incentivar a adoção de boas práticas ambientais em grandes eventos.

Paulo Cafôfo sublinhou, na oportunidade, que “na Câmara do Funchal fazemos questão de acompanhar e apoiar sempre quem contribui para a dinamização e valorização da nossa cidade, neste caso particular, numa vertente cultural. Sabemos que é muito difícil organizar festivais e grandes eventos culturais pelo facto de sermos uma ilha, devido aos elevados custos inerentes, portanto só poderíamos estar ao lado de quem manifesta esta resiliência, persistência e determinação. Continuaremos, assim, a assumir a condição de parceiros deste evento, num apoio que ascende a 14 mil euros para a sua organização e concretização.”