Catarina Martins e Marisa Matias domingo na campanha do Bloco, altas problemáticas debatidas por Rui Ferrão

BE Rui Ferrão
O BE esteve em campanha no Hospital dos Marmeleiros.

A líder nacional do Bloco de Esquerda, Catarina Martins e a cabeça de lista às europeias, Marisa Matias, estarão domingo na Madeira, para um almoco comicio no mercado dos Lavradores a partir das 12h30, onde também estarão presentes o líder regional e o candidato do BE Madeira ao Parlamento Europeu, Rui Ferrão.

Hoje, na ação de campanha, a candidatura do BE realizou uma iniciativa junto ao Hospital dos Marmeleiros no Monte, subordinada às problemáticas com que a população idosa na RAM se confronta e as alternativas que se impõem resolver para tratar com dignidade esta faixa etária da população.

Europeias 2019

Rui Ferrão começou por declarar que “é preciso o reconhecimento público do problema das altas problemáticas, sobretudo de idosos que continuam internados”, muitas vezes porque as “famílias não têm condições de dar os cuidados necessários, ou as habitações ou os acessos são deficientes”.

Considera que ser necessário “responder aos problemas das barreiras arquitetónicos e das acessibilidades, não canalizar apenas verbas para grandes obras, que enchem a vista e dão grandes lucros”. Para o candidato do BE “são as pequenas obras, que resolvem problemas do dia a dia”.

Para responder às limitações que atingem esta população, afirma ser “preciso responder à falta de cuidadores, pois manter as pessoas no sua ambiente familiar é mais barato e mais saudável que depositá-las num lar. Esta deve ser a “primeira prioridade, dar condições para que as pessoas se mantenham no seu ambiente”.

Para o candidato é fundamental “combater a visão que as pessoas só tem valor quando produzem – as pessoas não são objetos e muito menos mercadorias sujeitas ao jogo da oferta e da procura”.