A “nova” rua “Dr. Fernão de Ornelas” presta homenagem ao homem que fez História no Funchal

fernão de ornelas Pravda Ilhéu
A obra do Dr. Fernão de Ornelas no Funchal será homenageada amanhã, sábado, na reabertura da rua ao acesso pedonal depois da intervenção da atual gestão autárquica que visou o encerramento do percurso ao tráfego automóvel. Foto DR
Funchal rua antiga Fernão ornelas
A Rua Dr. Fernão de Ornelas do passado. Foto blo ruas do Funchal
fernão ornelas 1
A “Fernão Ornelas antes do começo das obras levadas a efeito pela atual Câmara Municipal.
A
A Rua Dr. Fernão de Ornelas no dia em que encerrou ao tráfego automóvel para que ocorresse a intervenção.
Fernão ornelas obra
As obras começaram assim…
Fernão Ornelas paralelepipedos
A colocação dos paralelepípedos na zona central deste percurso entre a Rua Visconde do Anadia e a Rua do Ribeirinho.
Fernão Ornelas 33
As obras da penúltima fase.
Fernão Ornelas Largo do Phelps 4ªa fase 16 de abril 2019
A 4ª e última fase da obra, entre o Largo do Phelps e a Rua do Carmo.
Fernão ornelas 14 de maio 2019
A parte final da obra de intervenção entre a 31 de janeiro e a Rua da Cooperativa.
Fernão Ornelas 17 de maio 2019 abertura a 18
Imagem captada hoje, na Ponte do Bazar do Povo, que terá acesso à Rua da Cooperativa, já com a correspondente sinalização.
Fernão Ornelas 17 de maio 2019 H
As obras da Rua Dr. Fernão de Ornelas estão na parte final.
Fernão de Ornelas 17 de maio de 2019 C
Amanhã, sábado, ocorre a abertura do acesso pedonal na nova Rua Dr. Fernão de Ornelas.
Fernão ornelas 17 de maio 2019 G
A parte da rua que encerra ao trânsito automóvel já está delimitada.
Fernão Ornelas 17 de maio 2019 E
Continuará acessível ao tráfego automóvel o percurso entre a Rua Visconde do Anadia e a Rua do Ribeireinho de Baixo.
Fernão Ornelas imagem final B
Esta foi a imagem que a Autarquia divulgou relativamente ao projeto final da Rua.

Fernão Manuel de Ornelas Gonçalves. Um nome e um homem na História da Madeira, mas particularmente na História da cidade do Funchal, onde deixou marcas da governação autárquica, perpetuada no tempo, “atravessando” gerações da mesma forma que “revolucionou” o desenvolvimento da época. É esse homem que amanhã, sábado, será homenageado com um busto e a presença do neto, quando a Rua que tem o seu nome for aberta depois das obras que resultam no encerramento de grande parte do percurso ao tráfego automóvel, privilegiando a circulação pedonal.

Fernão de Ornelas, advogado, foi presidente da Câmara do Funchal entre 1935 e 1946. E não foi mais porque se desentendeu com o governador e foi afastado de novo mandato, fazendo com que este madeirense, que nasceu em São Pedro a 14 de junho de 1908, optasse por passar a viver em Lisboa, onde morreu em maio de 1978, com 69 anos de idade.

Recebeu a Comenda da Ordem Militar de Cristo e em 2008 recebeu, a título póstumo, a Medalha de Honra da Cidade do Funchal, distinguindo, assim, uma figura ímpar da política madeirense, que teve um papel preponderante na visão futura da cidade do Funchal.

Na cerimónia de reabertura da rua ao acesso pedonal, amanhã, sábado, 18 de maio, pelas 11 horas, a Câmara anunciou a presença, neste momento simbólico, de André Ornelas Gonçalves, neto do antigo Presidente da Câmara.

Hoje, ultimam-se os promenores para este momento de mudança da Rua Dr. Fernão de Ornelas, encerrada à circulação automóvel e que envolveu uma intervenção que consistiu num projeto arquitetónico de requalificação do arruamento, bem como na substituição das redes de saneamento básico, e traduz um investimento de 313 mil euros da Autarquia.

Como já foi referido em reportagens anteriores, o objetivo da Câmara do Funchal, liderada por Paulo Cafôfo, foi “tornar o Funchal uma cidade cada vez mais acessível, com melhor qualidade de vidas para os residentes, mas também maior atratividade para os turistas, sendo a dinamização do comércio local uma das prioridades políticas do atual Executivo camarário, por via de soluções que melhorem o espaço público, que continuaremos a promover”.