Cafôfo encerrou as Jornadas da APD Madeira e disse que o Funchal é cidade inclusiva

Cafofo jornadas da APD“Ao longo dos últimos anos, tem sido possível testemunhar, no Funchal, diversas mudanças para melhor em termos acessibilidade, com especial incidência nos espaços e edifícios públicos, ainda que o caminho que temos a percorrer juntos seja longo, na defesa dos interesses das pessoas com deficiência. É, por isso, fundamental continuar a reunir e a debater, falando dos bons exemplos, mas ouvindo igualmente as necessidades, as barreiras e os desafios que se continuam a colocar a esta população.”

Estas declarações foram proferidas pelo presidente da Câmara Municipal do Funchal, hoje, no encerramento das VII Jornadas da APD Madeira. A Delegação da Madeira da Associação Portuguesa de Deficientes tem como objetivo a promoção e defesa dos interesses gerais, individuais e coletivos das pessoas com deficiência em Portugal e Paulo Cafôfo salientou, na ocasião, a importância de dar voz à igualdade de oportunidades, recusando qualquer tipo de discriminação.

O presidente recordou que “a Câmara do Funchal tem mantido uma postura ativa e alerta para as necessidades dos cidadãos com deficiência, por exemplo na adaptação das calçadas, na disponibilização de trepadores para subir ao palco e ao Salão Nobre do Teatro Municipal Baltazar Dias, na definição de lugares para cadeiras de rodas, espaços para invisuais e acompanhantes, casas de banho adaptadas e na instalação nos Museus Municipais de novos sistemas de áudio e videoguias”.

“Estamos gradualmente a transformar a cidade do Funchal numa cidade para todos, onde a igualdade de acesso é imperativa. Isso mesmo foi-nos reconhecido pela Comissão Europeia, com uma Menção Honrosa no âmbito do Prémio Cidade Mais Acessível 2017, e é esta a mensagem que queremos passar, partindo daqui para uma definitiva mudança de consciências.”