Funchal Notícias

CDU quer mais informação rigorosa sobre o apoio financeiro à construção do novo Hospital

A CDU veio hoje exigir informação mais rigorosa e clarificadora sobre os prometidos apoios da República à construção do Novo Hospital na Madeira. “Depois de no passado mês de Abril deste ano a CDU ter interpelado o Governo da República sobre os atrasos naquela que já deveria ter sido a concretização dos meios financeiros previstos para a Região Autónoma da Madeira na Lei do último Orçamento de Estado, agora a Ministra da Saúde deu uma resposta às perguntas formalizadas pelos deputados do PCP à Assembleia da República”, refere uma nota dos comunistas. Porém, estes consideram que, na resposta em causa, mais do que os pretendidos detalhes sobre a fundamental clarificação da programação financeira, a Ministra da Saúde “mais não faz do que reproduzir os termos do artigo do Orçamento de Estado relativo aos deveres do Governo da República quanto ao Novo Hospital para a Madeira. Quanto à informação mais detalhada a Ministra da Saúde remete para o Ministério das Finanças”.

Se bem que na resposta em causa estejam reunidas exigências mínimas de tratamento formal e institucional, diz a CDU, a verdade é que a Ministra da Saúde acaba por revelar alguma dificuldade do Governo da República em demonstrar efectiva vontade política de iniciar as correspondentes transferências financeiras para que o Novo Hospital seja construído na Madeira.

Face a esta situação, a CDU considera que, mais ainda neste enquadramento político, se justificam urgentes esclarecimentos da parte do Governo da República.

Assim, em articulação com os deputados à Assembleia da República, a CDU considera imperioso interpelar o Ministro das Finanças sobre a concretização das prometidas verbas a que a Madeira tem direito para que se iniciem as obras do Novo Hospital.

A CDU considera que o Ministro Mário Centeno precisa, com urgência, de detalhar em resposta o quando, e com que montantes, e em que meses deste ano, a Madeira receberá os meios financeiros a que tem direito, decorrentes da Lei do Orçamento de Estado. Será precisamente neste sentido que a CDU se compromete a interpelar o Governo da República.