XXI Semana dos Clubes abre no “Liceu” com uma aposta na divulgação dos trabalhos dos alunos que participam em 32 Clubes

A XXI Semana dos Clubes existe para os alunos, salienta a presidente do conselho Executivo da ESJM, Ana Isabel Freitas, que também mencionou o papel de Elisabete Cró no arranque, há 21 anos, desta mesma Semana.

Para além da lecionação, a Escola Secundária Jaime Moniz iniciou, há 21 anos, uma aposta nas atividades de enriquecimento extracurricular. Neste momento, a presidente do Conselho Executivo revelou que o “Liceu” conta com 32 Clubes que apostam na formação integral dos estudantes. Uma informação revelada esta manhã, na abertura da XXI Semana dos Clubes, Grupos e Projetos, que decorre até 10 de maio na ESJM, tendo por lema “Cidadão responsável, Planeta sustentável”.

Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos nos vários Clubes e até mesmo nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento estão expostos para que a comunidade os possa conhecer, tendo assim uma noção mais clara do que é feito fora do contexto de sala de aula.

Palestra sobre “Mobilidade Elétrica e Estacionamentos Urbanos”, com o orador José Augusto Vieira.

Na sessão de abertura, Ana Isabel Freitas prestou também homenagem à mentora da Semana dos Clubes, há 21 anos, a professora Elisabete Cró. Na sua intervenção, a presidente do Conselho Executivo procurou sublinhar a ideia de que esta Semana “é para os alunos”, no sentido de que, todas as atividades dos Clubes, visam o propósito de desenvolver capacidades e atitudes nos estudantes, preparando-os para os desafios da sociedade do século XXI. A mostra dos trabalhos também é importante, referiu a presidente. “Os trabalhos não são para ficar apenas na sala de aula mas para partilhar junto da comunidade escolar”, afirmou.

O diretor regional de Educação, Marco Gomes, esteve presente neste ato de abertura, tendo dado também especial realce às atividades dos Clubes das escolas. “A multiplicidade de projetos é um contributo inestimável para o percurso dos alunos. Mais tarde, no mundo do trabalho, não basta apenas ter boas notas mas também mostrar a participação noutras atividades de clubes ou de comissões e até mesmo na organização de eventos. Hoje ser bom aluno é também ser um aluno crítico, criativo.”

O espetáculo de dança do Clube DancEn?gma” sobre ser feliz.

A abertura desta XXI Semana dos Clubes Grupos e Projetos foi também acompanhada pela realização de um espetáculo de dança, denominado ”eu não quero ter razão… eu quero é ser feliz”, a cargo do Clube DancEn?gma”, coordenado pela docente Carla Rodrigues. Um espetáculo que procurou mostrar o papel importante da memórias na construção do percurso pessoal do cidadão, assim como a procura da felicidade através da persistência, da liberdade, da paixão pela dança e da interação fraterna com os outros.

Esta Semana de Clubes iniciou-se pelas 09h45 com uma conferência sobre “Mobilidade Elétrica e Estacionamentos Urbanos”, dinamizada pelo Clube “O Território-A Nossa Casa”. Foi orador desta palestra José Augusto Vieira que falou dos incentivos que a União Europeia dá no sentido de apostar na aquisição de veículos elétricos.

Do programa de hoje,  faz também parte a palestra sobre a “Problemática da Automedicação na Sociedade Atual”, dinamizada pelos Projetos “Equipa de Saúde” e “Blogue de Memórias”, tendo por orador, o farmacêutico Paulo Sousa, seguida ainda de nova palestra sobre “Os Direitos Humanos”.

Até 10 de maio, a ESJM dinamiza um rol de diversas atividades, desde teatro, a dança, palestras e recital que procuram ilustrar o trabalho extracurricular que os Clubes promovem nesta instituição escolar.