Governo Regional recomenda “precaução” às comunidades e apela a solução pacífica para a Venezuela

A situação tensa na Venezuela está a ser acompanhada e monitorizada pelo Centro das Comunidades Madeirenses e Migrações.

A Secretaria Regional de Educação revelou hoje, em comunicado, que “está a acompanhar atentamente a evolução da situação política na República Bolivariana da Venezuela, aguardando a todo o momento a clarificação total da mesma. Face à situação de instabilidade, recomenda às comunidades madeirenses a adoção das devidas precauções, no âmbito mais geral das recomendações das autoridades nacionais à comunidade lusa residente no país”.

O Governo, através da pasta que tutela as comunidades, liderada por Jorge Carvalho, reafirma que “a Região entende que os propósitos de paz e desenvolvimento desejável para República Bolivariana da Venezuela recomendam uma solução pacífica para os problemas que o país enfrenta.

A mesma nota expressa, ainda, que “a Região está preparada, no âmbito da interação com as entidades responsáveis do Governo da República, para responder a situações de emergência no sentido da proteção das comunidades madeirenses naquele país. O Centro das Comunidades Madeirenses e Migrações, no quadro das relações com as entidades representativas da comunidade madeirense naquele país, está a monitorizar a evolução da situação, designadamente no que reporta à segurança dos madeirenses”.