SRE e autarquia camaralobense promovem curso de formação de monitores voluntários do Prémio Infante D. Henrique

A Secretaria Regional de Educação, em parceria com a Câmara Municipal de Câmara de Lobos, promove, nos próximos dias 26 e 27 de Abril, nas instalações da Divisão de Formação de Pessoal da Direcção Regional de Educação, o curso de formação de monitores voluntários do Prémio Infante D. Henrique, intitulado “Liderança para Grupos”, e destinado a docentes dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário.

Para que os estabelecimentos de educação e ensino e as instituições sejam autorizados a trabalhar com o Prémio Infante D. Henrique, a versão portuguesa do “The Duke of Edinburgh’s International Award”, é obrigatório que tenham profissionais com a formação de Monitores do Prémio, reconhecida pelo Prémio Nacional e de acordo com os parâmetros internacionais em vigor, que os habilita a desempenhar essa função em qualquer país europeu aderente ao Prémio, refere uma nota da SRE.

 O Prémio Infante D. Henrique é um programa nacional e internacional de desenvolvimento pessoal e social de actividades voluntárias e não competitivas, destinado a jovens dos 13 aos 25 anos. É reconhecido pelas universidades e organizações empresariais e constitui-se como um complemento à educação académica. Encoraja os jovens a desenvolverem-se como cidadãos activos e participativos, dando uma contribuição positiva à sociedade, e prepara-os com experiências de vida com o intuito de os tornar capazes de marcar a diferença em si próprios, nas suas comunidades e no mundo.

Através do Prémio, os jovens desenvolvem competências como a autoconfiança, a autoestima, a responsabilidade, a liderança, o trabalho em equipa, a motivação, a capacidade de comunicação e de aprendizagem, entre outras, promotoras de uma cidadania activa e consciente.