Um ferido estrangeiro manter-se-á internado, 13 são transferidos para a Alemanha

Neste dia 19 de abril, sexta-feira Santa, as informações sobre o estado clínico dos feridos, ainda internados no Hospital Dr. Nélio Meendonça, dão conta que das 14 vítimas estrangeiras que ainda se encontram internadas, juntamente com os dois madeirenses também internados no Hospital Dr. Nélio Mendonça, o motorista e a guia, 12 serão transferidas amanhã para a Alemanha, sendo que uma já seguiu hoje e outra irá manter-se em regime de internamento por motivos de ordem clínica.

Amanhã, 20 de abril,  entre as 08h:00 e as 12h:00, dar-se-á inicio ao processo de transferência para a Alemanha. No início do dia de hoje, decorreu já a primeira transferência que foi efectuada num avião hospital. As restantes 12 vítimas alemãs serão transferidas durante o dia de amanhã, 20 de abril, no período da manhã.

O adjunto da Direção Clínica do SESARAM, Miguel Reis, revelou que “a responsabilidade desta transferência entre o hospital e o aeroporto da Madeira é do Serviço de Saúde da RAM em articulação com o Serviço Regional de Proteção Civil, que ficam responsáveis pela disponibilização dos meios técnicos e humanos. Todo este processo de transferência decorre não por critérios clínicos mas sim pelo facto desta ser a vontade das vítimas e seus familiares em regressar ao país de origem. A situação foi devidamente articulada pela nossa equipa clínica, conselho de administração, com a equipa médica alemã.

A presidente do Conselho de Administração do SESARAM fechou, hoje à noite, as conferências de imprensa que decorrerem na sequência do acidente com o autocarro de turismo, no Caniço, que registou 29 mortos e 27 feridos. Tomásia Alves, em primeiro lugar, apresentou “as mais sentidas condolências pelo falecimento das 29 vítimas e pesar pelo sofrimento causado a todas as vítimas, familiares e amigos. Um agradecimento especial a todos os profissionais envolvidos neste incidente, sem exceção, nomeadamente profissionais de saúde, médicos e enfermeiros, psicólogos, psiquiatras, agentes de proteção civil, agentes de segurança, bombeiros, tradutores, agentes, entre tantos outros, que de uma forma voluntária colaboraram e continuam e colaborar no apoio às vítimas deste trágico acidente”.

O SESARAM agradece também todas as mensagens de apoio e de solidariedade que tem recebido nos últimos dias por arte dos cidadãos madeirenses, entidades regionais, nacionais e internacionais, nomeadamente todo o apoio recebido por parte do Governo Alemão.  E regista “um especial agradecimento aos jornalistas pela forma como lidaram com esta situação, assertiva, colaborante e positiva”.

Hoje, um dia antes da transferência de 13 dos 14  feridos estrangeiros, o ponto da situação revelado pelo SESARAM é este:

 

– 8 vítimas estão internadas na Ortopedia

– 2 vítimas estão na Unidade de Cuidados Intensivos

– 4 Vítimas na Unidade de Cuidados Intermédios Cirúrgicos

– 2 Vítimas no Serviço de Cirurgia Cardiotorácica

 

O SESARAM revela, ainda, que “em virtude da criação de uma linha de apoio Alemã, as primeiras linhas telefónicas foram desativadas de forma a uniformizar e garantir apenas uma única linha de contacto. Neste momento, a linha disponível para prestar apoio às vítimas e familiares a partir da Alemanha é a seguinte: 030 5000 2000.