Contingente de militares madeirenses no Iraque regressa à Região a 20 de Abril

Está quase terminada a primeira missão de uma Força Nacional Destacada da Região Autónoma da Madeira, na Operação “Inherent Resolve”, em Besmayah (Iraque), algo que o Funchal Notícias anunciou em primeira mão. O contingente militar no qual praticamente todos os militares são madeirenses partiu em Novembro para o Iraque para formar militares e membros das forças de segurança daquele país.

“Para além da sua principal missão e consequentes tarefas, os militares estabeleceram laços formais e informais com os vários contingentes aliados que se encontram no teatro de operações, conquistaram a confiança dos militares iraquianos, preservaram a cultura religiosa madeirense fazendo-se acompanhar pela imagem de Nossa Senhora do Monte e receberam inúmeras altas entidades que lhes teceram rasgados elogios. Merece destaque a demonstração do reconhecimento publico iraquiano que no final do ciclo de formação se materializou na entrega pelos oficiais iraquianos aos militares portugueses de réplicas das suas espadas e bastões (símbolos de comando dos oficiais da Polícia Federal Iraquiana)”, refere um comunicado do Exército.

Nesta última etapa merece referência a realização de um exercício operacional final com fogos reais de uma Bateria de Bocas de Fogo da 18º Brigada da 5ª Divisão do Exército Iraquiano, onde ficou claro o extraordinário contributo de apoio à formação dos instrutores portugueses, refere comunicado de imprensa.

No dia 31 de Março, ocorreu a cerimónia de retirada da Santa de Nossa Senhora do Monte da Capela San Fernando, na Base Grán Capitan, que durante os seis meses de missão protegeu os militares madeirenses que serviram a pátria portuguesa no Iraque.

Por questões administrativas o regresso do 8º Contingente Nacional à Região Autónoma da Madeira foi antecipado e prevê-se a sua chegada, em voo civil, ao Aeroporto Internacional da Madeira – Cristiano Ronaldo, na madrugada do dia 20 de Abril.

No dia 15 de Abril vai realizar-se no teatro de operações a transferência de autoridade do 8º Contingente para o 9º Contingente que foi aprontado no Regimento de Infantaria 19 em Chaves.

“Considerando que estamos a viver o período pascal, estes briosos militares irão nas próximas semanas partilhar com as suas famílias a recuperação da ausência associada ao cumprimento do dever”, esclarece o Exército.

A 27 de maio, na Quinta Vigia, serão recebidos pelo presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque e a 2 de Junho, na Praça do Município, no Funchal, em cerimónia pública, na presença de altas entidades regionais e nacionais, farão a entrega do Estandarte Nacional que esteve à sua guarda durante a missão.