Freguesia da Ribeira da Janela celebrou aniverário e Emanuel Câmara deixou “recados” ao Governo Regional

Foto DR.

Decorreu, ao fim da tarde da passada segunda-feira, dia 25 de março, a celebração do dia da Freguesia da Ribeira da Janela.

Segundo uma nota de impresa, na sessão solene, que decorreu no Salão Nobre da Junta de Freguesia, Emanuel Câmara começou por lembrar todos aqueles que, mesmo não estando presentes, ajudaram durante anos a erguer a Freguesia da Ribeira da Janela, não esquecendo, em particular, a comunidade emigrada na Venezuela que passa por momentos de maior dificuldade.

Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais nega apoio social aos idosos do Porto Moniz

O Presidente da Câmara Municipal aproveitou a ocasião para lamentar a posição da Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais sobre o parecer negativo concedido a uma candidatura apresentada pelo Município do Porto Moniz, no âmbito do PRODERAM, que procurava diminuir as consequências do envelhecimento, dependência para o indivíduo e para o seu cuidador.

A Câmara Municipal, através do seu Gabinete de Apoio ao Idoso, e em parceria com outras entidades locais e de outros concelhos limítrofes, pretendia criar uma Rede de Apoio à Pessoa Dependente e/ou Idosa com a disponibilização de bens e serviços que seriam essenciais para se oferecer à população melhores condições de vida.

Esta RAPDI seria também consubstanciada não só na disponibilização de equipamentos e meios de mobilidade a pessoas com incapacidade física, permanente ou temporária, com a inclusão neste pacote de uma viatura adaptada para transportar os utentes com mobilidade reduzida, mas tinha também um carácter inovador, porque criaria um sistema de informação online, com dados em tempo real, sobre as condições de uso e funcionamento da Rede, com dados concretos e adequados referentes às populações com necessidades especiais.

Toda este processo de candidatura, informou o Presidente, mereceu a aprovação do PRODERAM.

A candidatura não seguiu em frente única e exclusivamente por um parecer negativo passado pela Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais que priva, desta forma, este apoio social à população idosa do Porto Moniz.

O autarca disse não ser, no entanto, pessoa de desistir tão fácil e prometeu oferecer o veículo à população.

“Se este presidente adquiriu uma ambulância, porque achava que era importante ter bombeiros 24 horas no concelho; Se este presidente e a sua equipa adquiriu uma cadeira-dentista para que os utentes fossem atendidos no seu concelho; Também este presidente pode dizer que, se for preciso, vamos adquirir a tal viatura adaptada para ajudar os nossos idosos e aqueles que têm mais dificuldades em sair de casa”, disse.

Emanuel Câmara anuncia Caminho Agrícola entre Fajã Redonda e a Estrada Regional 209, na Ribeira da Janela.

A consolidação das escarpas é um problema que afeta diversas zonas localizadas um pouco por toda a Região, mas na Ribeira da Janela, concretamente, o “Talude do Piquinho” tem “pregado” alguns sustos a quem por ali circula.

Depois de algumas derrocadas, o Município do Porto Moniz continua a aguardar uma intervenção do Governo Regional naquele local que, segundo o Secretário Regional dos Equipamentos e Infraestruturas, Amílcar Gonçalves, “está sinalizado, todavia o custo avultado é um entrave para uma profunda intervenção”.

O Presidente da Câmara Municipal anunciou, como alternativa àquele percurso, a construção de um Caminho Agrícola entre Fajã Redonda e a Estrada Regional 209.

“Este caminho, orçado em €429.440,32, que será comparticipado a 85% pela União Europeia (FEADER), no âmbito do PRODERAM, servirá a população apresentando uma alternativa para quando a estrada principal não apresente segurança de transitabilidade”.

O Secretário Regional dos Equipamentos e Infraestruturas, Amílcar Gonçalves, também presente na ocasião, disse ter tomado nota das reivindicações do edil portomonizense para as intervenções necessárias naquele concelho do Norte da Região.