SRIAS debateu que riqueza e novos empregos podem ser gerados por novas profissões ligadas ao mar

A Secretaria Regional da Inclusão e dos Assuntos Sociais, através do Instituto de Emprego da Madeira, enquanto parceiro do projecto GROW RUP, levou a cabo na manhã de hoje a acção temática: “Que riqueza e que empregos podem ser gerados pelas (novas) profissões ligadas ao mar?” no Hotel Four Views Baía. A iniciativa dirigiu-se sobretudo a agentes económicos ligados ao sector marítimo.

Com esta acção, inicia-se a 2.ª fase do projeto GROW RUP,  que reúne mais quatro regiões ultraperiféricas da União Europeia, para além da Madeira, nomeadamente as Ilhas Canárias, os Açores, Reunião e Martinica, e que visa reduzir o desemprego, sobretudo o de longa duração. Pretende-se, com esta iniciativa, contribuir para a definição de uma estratégia e de um plano de acção regional que permita ultrapassar os condicionalismos que as regiões ultraperiféricas enfrentam ao nível da empregabilidade, refere um comunicado.

Em focos está o debate de questões no âmbito da economia azul e da inovação empresarial nas PMEs, tendências de mercado actuais e futuras, necessidades futuras de empregos azuis e as políticas públicas de promoção do emprego e da formação e reconversão profissional de pessoas desempregadas.

Intervieram responsáveis ligados ao mega cluster do mar, concretamente: Marismar – Aquicultura marinha, Lda., Marítimos Manning Portugal, Lda., Blue Geo Lighthouse, Buggypower – Gestão e Produção de Bio-massa, European International Shipowners Association of Portugal e ainda, a Direção Regional do Ordenamento do Território e Ambiente.

Entre as cerca de 25 pessoas presentes estiveram representantes de entidades locais, designadamente o MAR – Registo Internacional de Navios, o Grupo Sousa, a SDM – Centro Internacional de Negócios da Madeira e a Direcção Regional de Educação, cujo papel poderá ser fundamental na operacionalização do objectivo do projecto em causa.