Filme “Zama” amanhã no Encontro com o Cinema na Ponta do Sol (21h30)

“Zama”, de Lucrecia Martel, é a proposta do Encontro com o Cinema da Ponta do Sol para amanhã, dia 22 de Março, pelas 21h30, no Centro Cultural John dos Passos.

SINOPSE:

Final do século XVIII. Don Diego de Zama é um oficial da coroa espanhola enviado para a cidade de Assunção, no Paraguai, para cobrir um posto fronteiriço. Os anos vão passando e ele sem realizar o seu maior objectivo: ser transferido novamente para Buenos Aires (Argentina), onde espera poder regressar para a família. Farto de esperar por uma oportunidade que teima em não chegar, junta-se a um grupo de homens cuja missão é capturar um criminoso…
Estreado mundialmente no Festival de Veneza – onde foi exibido fora de competição –, um filme de aventura com assinatura da realizadora argentina Lucrecia Martel (“O Pântano”, “A Rapariga Santa”, “A Mulher Sem Cabeça”) que se baseia no romance homónimo escrito, em 1956, por Antonio di Benedetto. Com o português Rui Poças – cujo nome está associado, enquanto director de fotografia, às imagens de filmes de cineastas de relevo como Fernando Lopes, Catarina Ruivo, Jorge Silva Melo, João Mário Grilo, Margarida Gil, Miguel Gomes ou João Pedro Rodrigues –, “Zama”, é uma co-produção entre Argentina, Brasil, Espanha, França, México, Estados Unidos, Holanda e Portugal (representado pela produtora e distribuidora O Som e a Fúria). O elenco inclui nomes como Daniel Giménez Cacho, Lola Dueñas, Matheus Nachtergaele ou Juan Minujín.