Proprietários cedem terrenos para alargar veredes em Câmara de Lobos e Praia do Vigário abre a banhos com vigilância

O presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Pedro Coelho, esteve hoje numa visita de trabalho ao concelho, acompanhado pelo executivo municipal e pela Junta de Freguesia de Câmara de Lobos. O objetivo é acopmpanhar a execução do plano de atividades e de investimentos da Câmara e da Junta na freguesia sede do Município. Com duas situações de maior relevo, veredas alargadas com apoio dos moradores e proprietários, Praia do Vigário aberta a banhos com vigilância e socorro.

O encontro de trabalho de Pedro Coelho serviu, também, para visitar as zonas do Lagar da Giesta, da Caldeira, da Fonte Simão e Pedregal, entre outras, para averiguação no terreno da viabilidade técnica e financeira de lançamento de novas empreitadas de alargamento das atuais vias pedonais, por forma a viabilizar a criação de novos acessos rodoviários locais aos aglomerados populacionais existentes.

No contacto estabelecido com as populações, os autarcas receberam a concordância dos moradores e proprietários na cedência dos terrenos para permitir o alargamento dos trajetos das veredas. Os presidentes da Câmara e da Junta de Freguesia comunicaram aos residentes locais que a empreitada para o alargamento do troço inicial da vereda da Fonte Simão será lançada nas próximas semanas, a qual incluirá a criação de um novo miradouro sobranceiro à zona agrícola da Caldeira. Por outro lado, foi comunicado que o projeto para o lançamento do caminho agrícola da Caldeira está já elaborado, estando a autarquia a aguardar a abertura dos avisos do PRODERAM para submeter a candidatura a financiamento comunitário, dado que o arruamento agrícola abrange uma das áreas agrícolas mais produtivas da Madeira.

No âmbito da visita realizada esta manhã o presidente da Câmara, Pedro Coelho, inteirou-se de vários trabalhos investimentos públicos concretizados e outros em curso na freguesia de Câmara de Lobos, nomeadamente as obras de beneficiação e proteção na vereda do Paiol, da Vereda da Areia ao Pico do Rancho e na vereda do Pedregal.

As obras de melhoramento executadas nas veredas foram concretizadas pela junta de freguesia de Câmara de Lobos, tendo contado com o apoio financeiro da Câmara Municipal. De acordo com os acordos de execução e contratos interadministrativos estabelecidos com a edilidade, a Junta de Freguesia de Câmara de Lobos disporá de uma verba na ordem dos 103 mil euros, para executar várias atividades de apoio social às famílias, de execução de obras de proximidade e para realização de iniciativas de interesse para o município.

Na visita o executivo municipal e da junta de freguesia visitaram também a Praia do Vigário, tendo o edil anunciado a abertura ao público daquela infraestrutura na próxima época balnear, devidamente dotada de vigilância e socorro e mar. Recorde-se que, no ano transato, devido às intempéries ocorridas no mês de março de 2018, a praia do Vigário esteve interdita a banhistas. Foram já executadas obras de remodelação, estando neste momento garantidas as condições para reabertura daquele espaço para banhos. O Presidente da Câmara revelou ainda que estão em curso os estudos técnicos para a apresentação de candidatura à Lei de Meios para requalificação integral da praia do Vigário, sendo objetivo da autarquia ampliar a zona de calhau e dotar aquela infraestrutura balnear de melhores condições para os veraneantes.