Jorge Carvalho entrega amanhã Kits de Robótica e Programação às escolas de 2.º e 3.º ciclos da Região

O Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, participa amanhã, quarta-feira (20 de março), pelas 15h30m, na sala de sessões da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro, na cerimónia de entrega de Kits de Robótica e Programação a todas as escolas de 2.º e 3.º ciclos da Região Autónoma da Madeira.

Segundo uma nota de imprensa, cada escola dos ciclos supracitados receberá 1 Kit de Robótica e Programação para o desenvolvimento dos conceitos de programação, robótica e introdução à eletrónica.

A Secretaria Regional de Educação, no quadro do Programa do Governo Regional da Madeira, elegeu a aposta na qualificação da sua população escolar como base de sustentação de uma sociedade desejavelmente mais coesa, desenvolvida e justa. As qualificações dos alunos exigem das escolas respostas que se tornem capazes de preparar os alunos para os desafios que vão enfrentar ao longo do percurso escolar e de vida.

O ensino de aprendizagens inovadoras é imprescindível para que as crianças e jovens que se encontram em processo de educação e formação se consciencializem e conheçam as diferentes abordagens e potencialidades que a tecnologia vem proporcionado na vida económica, social e cultural, no momento atual, constituindo-se também, pelos conhecimentos e competências que mobilizam, requisitos inestimáveis que os qualificam e que lhes permitem, ao longo da vida, enfrentar melhor esses desafios.

Os Kits são constituídos por uma placa de programação micro:bit, um Kit de Robótica Lego Mindstorm EV3 e um Kit Arduino.

Micro:bit 

A programação é cada vez mais, uma ciência integradora de várias áreas do conhecimento, para dar resposta a problemas do nosso quotidiano, através da automatização de processos. Com os micro:bit, os professores podem preparar atividades que desenvolvam competências do Perfil do Aluno, bem como desenvolver projetos que envolvam disciplinas como: matemática, educação física, ciências, artes entre outras que possam participar na resolução de problemas simples.

Os micro:bit são simples de utilizar e potenciam a motivação dos alunos na execução das atividades e projetos.

Arduino

O Arduino é uma plataforma de programação de código aberto projetada para tornar a experiência com componentes eletrónicos divertida e intuitiva. Tem uma linguagem de programação própria e simplificada e uma vasta rede de suporte e milhares de potenciais usos, tornando-se a plataforma perfeita para entusiastas iniciantes e avançados.

Podemos pensar no Arduino como o filho dos computadores tradicionais, pois é essencialmente um pequeno computador portátil capaz de receber entradas (como o apertar de um botão ou a leitura de um sensor de luz) e interpretar essas informações para controlar várias saídas (colocar uma luz LED a piscar ou ligar um motor elétrico).

Lego EV3

Podendo ser utilizado numa diversidade de disciplinas, o LEGO® MINDSTORMS® Education EV3 coloca o foco da sua utilização nas áreas STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). O LEGO® MINDSTORMS® Education EV3 é um microcomputador programável, capaz de controlar motores e sensores, sendo a comunicação possível com ou sem fios. A programação pode ser criada através da Aplicação de Programação EV3 para tablet e Software EV3 para os sistemas operativos Windows e Macintosh. Estes softwares de programação, baseados em blocos, são bastante intuitivos e versáteis permitindo aplicabilidade em diversas áreas.