Marginal da Madalena do Mar passa a “zona de coexistência” com área de estacionamentos

Sara Madalena viu a sua proposta ser aprovada na reunião da Câmara da Ponta do Sol.

A Câmara Municipal da Ponta do Sol aprovou, hoje, na reunião camarária, uma proposta da vereadora do CDS, Sara Madalena, que prevê uma profunda alteração ao nível da circulação de pessoas e automóveis na marginal da Madalena do Mar. A proposta foi acompanhada pelos votos favoráveis do PS, sendo que os dois vereadores do PSD abstiveram-se.

De acordo com a vereadora centrista, a transformação da marginal da Madalena do Mar “em zona de coexistência”, ou seja, partilhada por peões e veículos, em toda a sua extensão, “salvaguarda sempre os locais de estacionamento que, neste regime, já poderiam ser utilizados com toda segurança na própria faixa de rodagem”.

Sara Madalena refere três situações concretas que justificam a sua proposta. A existência imemorial de habitações, comércio e serviços no dito arruamento, antes mesmo da existência da via tal como hoje a conhecemos; o considerável fluxo de transeuntes, também apeados e em velocípedes sem motor e outros, atualmente superior ao automóvel; e também a utilização da zona da praia ali existente para aterragem de parapentes.

Esta solução relacionada com a marginal da Madalena do Mar, tendo em conta a atividade comercial na zona, mas também o movimento registado em tempo de época balnear, era pretendida por comerciantes que ali investiram e que, a dado momento, viram a sua ação limitada pelos condicionalismos de estacionamento na marginal, reivindicando medidas da Autarquia tendentes a acompanhar a aposta naquela freguesia e numa zona privilegiada do concelho.

Recorde-se que o PSD também tinha anunciado para hoje a apresentação de uma proposta que ia no sentido da criação de estacionametos na marginal da Madalena, mas foi rejeitada precisamente por ter sido aprovada a criação da “zona de coexistência”, que assim “esvaziou” o contéudo da proposta social democrata.