Solar do Aposento inaugurado há nove meses ainda não abriu, denuncia o PS-M

O Solar do Aposento.

O Solar do Aposento, um espaço cultural localizado na Ponta Delgada e que visa reproduzir o ambiente de uma tradicional casa madeirense, ao longo dos séculos XVIII, XIX e XX, foi inaugurado no dia 19 de junho de 2018 e, passado quase um ano do ato inaugural, ainda não foi aberto ao público. Esta foi uma denúncia do grupo parlamentar do PS-M.

Lembram os socialistas que “por ocasião da inauguração, o Governo Regional anunciou que a recuperação do imóvel surgiu na sequência de um projeto que passa pela criação de uma rede de solares para reforçar a oferta cultural, em primeiro lugar para a população, e depois para o Turismo, mas o que se constata é que continua por ser atingido o objetivo para o qual o espaço cultural foi criado. É de lamentar que o Executivo madeirense proceda a inaugurações com pompa e circunstância, só para a fotografia, para depois deixar as infraestruturas ao abandono”.

Segundo o PS, “hoje, no debate mensal no Parlamento, subordinado à temática da Cultura, o Executivo alegou que havia um problema elétrico no Solar do Aposento, que teve de ser resolvido, mas o facto é que este espaço cultural continua encerrado. No decorrer da reunião plenária, o Governo não respondeu para quando é que se prevê a abertura do espaço ao público, mas o Grupo Parlamentar do Partido Socialista quer uma resposta cabal sobre esta matéria, nomeadamente quando é que o solar irá ser aberto e irá cumprir a função para qual foi recuperado”.