Projeto da ESJM “A Voz do Aluno” dinamiza palestra sobre Desenvolvimento Sustentável


O projeto: “A VOZ DO ALUNO”, coordenado pela docente Fernanda Martins, promoveu uma palestra, na Escola Secundária Jaime Moniz, com Helena Andrade, Delegada Regional da Fundação AMI, para transmitir aos alunos a importância dos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS). 

 

Os ODS são transversais a toda a sociedade, visto que deverão ser “a visão comum para a humanidade e um contrato social entre os lideres mundiais e os povos”, disse o então secretario geral da ONU – Ban ki Moon. Também António Guterres, atual secretario geral da ONU, considera que a agenda de 2030 aponta o caminho para o desenvolvimento sustentável entre as nações.

 

A VOZ DO ALUNO, um projeto solidário da Escola Secundária Jaime Moniz tem a esperança de que esta e outras ações desenvolvidas na Escola venham alterar comportamentos. O objetivo é “plantar algumas sementes” na sociedade para que, a partir dos jovens, se possa construir um mundo melhor. “Acreditamos que são nos jovens alunos que está o bem-estar das gerações futuras. São nesses grãozinhos de areia que deveremos centrar o nosso empenho e dedicação em prol de um desenvolvimento sustentável, sem deixar ninguém para trás”, sublinhou Fernanda Martins.

Os 17 objetivos do desenvolvimento sustentáveis (ODS) são os seguintes:

1- Erradicar a pobreza;

2- Erradicar a fome;

3- Saúde de qualidade;

4- Educação de qualidade;

5- Igualdade de género;

6- Água potável e saneamento;

7- Energias renováveis e acessíveis;

8- Trabalho digno e crescimento económico;

9- Industria, inovação e infraestruturas;

10- Reduzir as desigualdades;

11- Cidades e comunidades sustentáveis;

12- Produção e consumo sustentáveis;

13- Ação climática:

14- Produzir a vida marinha;

15- Produzir a vida terrestre;

16- Pais, justiça e instituições eficazes;

17- Parcerias para a implementação dos objetivos.