PS-M exige a cabeça de Pedro Ramos e de todos os elementos do Conselho de Administração do SESARAM

Os socialistas pedem a “cabeça” do secretário regional da Saúde e dos elementos que constituem o Conselho de Administração do Serviço de Saúde da RAM. Numa reacção na tarde de hoje à polémica envolvendo a Unidade de Medicina Nuclear do SESARAM, tema de uma reportagem transmitida ontem na TVI, João Pedro Vieira considerou que este é mais um exemplo de um governo “que abandonou há muito tempo aquele que é o seu principal desígnio, que é defender os interesses dos madeirenses e porto-santenses».

“Já todos sabíamos que a Saúde na Madeira está um caos”, acusou, “mas ontem, ficámos a saber que, alegadamente, interesses privados se sobrepõem ao interesse público, com um resultado directo negativo na vida das pessoas”, afirmou o secretário-geral socialista. Ora, indignou-se, “a vida das pessoas não é uma negociata” e “não pode ser suspensa”.

Os socialistas dizem que não podemos permitir-nos a continuar a ter equipamentos de saúde, médicos e terapeutas disponíveis para ajudar as pessoas (…) e depois, de forma lesiva para as pessoas e para o erário público, continuarmos, de forma perniciosa, a ceder a outros interesses.

Este, considerou, é mais um exemplo de “falha na gestão do erário público, falha no cuidado que devia prestar às pessoas, falha na protecção das pessoas e falha, acima de tudo, num ponto transversal a todo o Governo: competência”.

“Este escândalo junta-se a muitos outros que são sintomáticos da profunda incompetência do Governo Regional, como são os mais de 40 mil cidadãos madeirenses e porto-santenses que aguardam por uma consulta hospitalar, como são os mais de 20 mil madeirenses que aguardam por uma cirurgia, ou como é o corte de mais de 12 milhões de euros nos centros de saúde”, fulminou.

O secretário regional da Saúde, Pedro Ramos não esclareceu, no entender do socialista, todas as dúvidas que foram ontem suscitadas, e aconselhou-o, pois, a demitir-se, dado este “escândalo que a todos nós deve envergonhar e a si em particular”. Mais: além da exigência da demissão dos responsáveis do SESARAM, frisou que os mesmos “devem pedir desculpa às pessoas, o que ainda não fizeram”.

O PS-Madeira vai agora debater este assunto num debate potestativo convocado para discutir a Saúde já na próxima semana, no dia 28, e avançará com a proposta de uma Comissão de Inquérito Parlamentar.

O secretário-geral do PS-M recordou ainda o facto de o presidente do Governo Regional ter dito, recentemente, em entrevista à RTP-Madeira, que o Sistema Regional de Saúde era um motivo de orgulho para todos. “Senhor presidente, 60 mil pessoas em lista de espera, uma negociata que foi ontem tornada pública e todos aqueles que esperam para ter acesso a cuidados de saúde não são motivo de orgulho, são motivo de vergonha e a prova de que temos um regime falhado e em fim de linha”, concluiu.