Inscrições abertas para o III Festival de Dança Escolar até 28 de fevereiro

A Secretaria Regional de Educação, através da Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia, da Direção Regional de Educação, em parceria com a Escola Secundária Jaime Moniz, organiza, no próximo dia 29 de abril, Dia Mundial da Dança, o III Festival Regional de Dança Escolar.

O objetivo é promover um intercâmbio entre as práticas artísticas desenvolvidas nas escolas e proporcionar uma constante melhoria e evolução das práticas artísticas na área da dança, através da troca de experiências sob a forma de concurso.

A exemplo das edições anteriores, o Festival pretende reunir grupos e/ou alunos que, preferencialmente, desenvolvam a Modalidade Artística de Dança nas escolas do ensino básico e secundário da Região Autónoma da Madeira (RAM), que este ano conta com a participação de 1170 alunos do 1.º ciclo do ensino básico, divididos por 63 grupos, e de 176 alunos dos 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário, divididos por 14 grupos.

Este concurso destina-se a alunos e/ou grupos de quaisquer níveis de ensino das escolas da RAM, devidamente acompanhados pelos respetivos docentes. Para o efeito, devem preencher o formulário online de inscrição e validá-lo até o dia 28 de fevereiro de 2018. Inscrições e outras informações estão disponíveis no sítio do evento, através do endereço festivaldancaram.wixsite.com/frede.

Na última edição, participaram 11 escolas, tendo a Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar da Ajuda sido a vencedora, pelo segundo ano consecutivo, do prémio DancEn?gma, arrecadando igualmente o prémio de “Melhor Coreografia” na categoria Infantil. Na categoria Juvenil, este prémio foi atribuído à Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares.

O prémio “Melhor Grupo” foi atribuído à Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar e Creche de Santa Cruz e Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Caniçal, nas categorias Infantil e Juvenil, respetivamente.

Os solistas premiados foram as alunas Natalie Caroline Gouveia da Silva, da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, e Débora Cristina Freitas Gouveia da Escola Secundária Jaime Moniz.