BE critica “sessões de inculcação ideológica” para desempregados

O Bloco de Esquerda movimentou hoje uma acção política junto à Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, para dizer que “não é com propaganda ideológica que se resolve o desemprego, “um problema social e colectivo” que merece “uma resposta colectiva”.
“Temos visto o Governo Regional a nos entreter com declarações que ofendem a dignidade das pessoas desempregadas, como se a responsabilidade dessa situação fosse essencialmente individual, como se as pessoas não quisessem trabalhar”, criticou o coordenador do BE, Paulino Ascensão.
O Bloco vê com preocupação “iniciativas que não são mais que sessões de inculcação ideológica, para as quais são convocados os desempregados sob ameaça de lhes ser cortado o pagamento dos subsídios e deixarem de estar inscritos no centro de emprego. A última decorreu no centro de congressos da Madeira, com a presença da sra secretária da Inclusão, onde foi impingido a centenas de desempregados baboseiras sobre como se devem vestir e apresentar em entrevistas de emprego, atitudes a adoptar e formas de melhor redigir um currículo. Não que seja irrelevante adquirir estas competências, mas a eficácia da formação será muito reduzida em sessão com tão grande audiência e com níveis de competências muito diversas”, apontou Paulino Ascensão, que considera estas acções “inúteis” e “apenas propaganda” e “uma falta de respeito pelos desempregados, por ser obrigatória a sua presença”.