“Bordado com Engenho” mostra arte e faz homenagem às bordadeiras da Calheta

As bordadeiras da Calheta serão alvo de homenagem durante o evento “Bordado com Engenho”.

O edifício da Sociedade dos Engenhos da Calheta, na vila da Calheta, será palco do evento Bordado com Engenho, onde o Bordado da Madeira estará em destaque, apelando-se ao engenho da arte do bordado e à relação, neste evento, do bordado com o Engenho da vila da Calheta. A abertura será no dia 8 de fevereiro às 18:30h.

Uma informação alusiva ao evento aponta que terá lugar a abertura da exposição “Fábrica Bordal vai à rua”, da responsabilidade da empresa Bordal, que estará patente ao público até ao dia 10 de março. Na exposição pretende-se mostrar as várias etapas do processo do bordado e algumas peças de bordado”.

A mesma informação revela que “as bordadeiras do concelho da Calheta serão alvo de uma homenagem, sendo feito um reconhecimento público às 52 bordadeiras do concelho que se encontram em atividade e que estão identificadas no Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira. Pretende-se reconhecer o trabalho desenvolvido em prol do Bordado da Madeira”.

O Bordado da Madeira estará ainda em destaque num desfile de moda, com peças das estilistas Rita Pessanha e Ana Varela e manequins da HMP Fashion Agency, onde, por curiosidade, desfilará a Miss Madeira 2018, que é natural da Calheta. O evento da abertura será animado com as atuações dos grupos da Escola de Formação Musical da Casa do Povo da Calheta e da Associação Grupo de Folclore da Calheta.

A organização informa, também, que “a longo de um mês, nomeadamente nos dias 12, 19 e 26 de fevereiro (10:30 h às 12:00h) e ainda 6 de março (14:30 às 16:00h) irão decorrer workshops de Bordado Madeira, onde os participantes terão oportunidade de realizar experiências. Estes workshops estão abertos a toda a comunidade (turismo, escolas, centros sociais e público em geral), têm um limite de 12 pessoas por sessão, sendo a inscrição feita previamente através dos contatos da Sociedade dos Engenhos da Calheta (engenhosdacalheta@sapo.pt)”.