“Atlanticulture Hotel” no Forum Machico com 130 quartos, espaço para artistas e estúdios de rádio e de televisão

Um novo hotel está projetado para o edifício do Forum Machico. Chama-se “Atlanticulture Hotel”, terá 130 quartos, são 10 milhões de investimento e o conceito é de hotel cultural.

Está confirmada a proposta para a construção de um hotel no Forum Machico, como o Funchal Notícias já tinha avançado em tempo oportuno. O primeiro Hotel Cultural do Atlântico, o “Atlanticulture Hotel”, assim é apresentado pelos promotores, prevê 130 quartos e envolve um investimento de 10 milhões de euros, estando a respetiva conclusão projetada para um período até 2020. O projeto inclui espaços para exposições, concertos, residências para artistas, estúdios de rádio, e de televisão.
O Grupo Lux Hotel, parceiro da Atlanticulture, assegura a operação e investimento e marca, desta forma, a entrada no mercado regional. O estudo aponta para a criação de 44 novos postos de trabalho.

Sabe-se, agora, que a Atlanticulture, enquanto concessionária do espaço cultural, teve a responsabilidade, em nome do grupo, de apresentar a proposta ao Governo Regional, através da Sociedade Metropolitana, organismo que tutela o espaço do Forum, para transformar a área naquele que é considerado o primeiro Hotel Cultural do Atlântico, revelando que o objetivo “passa por manter toda actividade cultural e empresarial nas instalações do Forum Machico, mantendo as actividades do Atlanticulture Center em pleno funcionamento e desenvolvendo o conceito de Hotel Cultural”.

A nova unidade hoteleira projetada para aquele espaço pretender ser, de acordo com os investidores, “totalmente digital e SO-ME-MO (Social Media Mobile), disponibilizando internet gratuita, com uma piscina no terraço, espaço vocacionado, também, para conteúdos culturais designadamente no período de verão, com, um deck para relaxamento e uma vista sobre a baía de Machico com acesso directo à praia, mesmo em frente ao hotel. O Rooftop Bar e o Lounge completam a oferta da unidade hoteleira”.

De acordo com informações a que o FN teve acesso, o “Atlanticulture Hotel” está “Inspirado em todas as culturas geográficas por onde os portugueses passaram, através da requalificação e construção da vertente hoteleira, fazendo aproveitamento de infra-estruturas do Fórum Machico” e “pretende nascer na Madeira aproveitando todo o trabalho já desenvolvido pela Atlanticulture em termos de plataforma cultural”.

Além do Hotel e do Atlanticulture Center, os promotores direcionam o posicionamento da nova unidade hoteleira para espectáculos e congressos. O espaço será totalmente virado para hotel cultural e para negócios, sendo que uma das suas principais “âncoras” é precisamente ser um espaço multiusos que pode receber esses mesmos congressos e espectáculos de música, concertos, exposições artísticas e feiras temáticas”.

Ponto de referência especial prende-se com a inclusão de um estúdio onde músicos e artistas podem fazer gravações, além de um espaço de danças e uma galeria de arte, “para que todos os artistas possam fazer as suas produções e escolher esta plataforma como a sua segunda casa”, além de um estúdio de Rádio, um estúdio de Televisão, uma agência de viagens e experiências culturais e uma Loja de Merchandising. O grupo pretende “posicionar o Hotel Cultural como um case study Atlântico, valorizando o património construído no Fórum Machico, com a dinamização do espaço que tem por desiderato ser um portal cultural “Da Madeira para o Mundo e do Mundo para a Madeira”.

Entre as áreas projetadas contam-se, assim, as residências para artistas on stay (com um loft com capacidade até 15 pessoas), Academia das Artes (formações em diferentes áreas culturais), Sala Multimédia, pequeno Auditório para formações, referindo-se que haverá um “reposicionamento da nova biblioteca, com condições logísticas mais actuais e gerando sinergias directas com as outras áreas criadas, mantendo todas as áreas culturais activas e as dinâmicas com os operadores e actuais conteúdos dos Espaços do Forum Machico, permanecerão intactos, ou seja ao “serviço da comunidade”.

Toda a operação hoteleira será assegurada pelo Grupo Lux Hotels, grupo que já possui sete hotéis conceptuais activos em Portugal Continental e que já adquiriu posição no capital social da Atlanticulture Tourism. O Grupo detém o Lux Lisboa Park,  Lux Pessoa Hotel, Lisboa Carmo Hotel,  Porto AS 1829 Hotel, Évora Olive Hotel, Lux Fátima Park e Lux Mundi.

A atlanticulture é uma unidade de produção de conhecimentos e desenvolvimento de iniciativas nas áreas das artes, cultura e criatividade e está na Madeira desde 2012. “A sua matéria-prima prioritária é a criatividade e o campo de inserção é a cultura contemporânea numa perspectiva integradora e multidisciplinar. Assumindo a cultura como ferramenta reconfiguradora e geradora de mais-valias efectivas, a (a) empenha-se proactivamente na busca de soluções aos desafios das sociedades contemporâneas, conjugando criatividade, economia, indústria, comunicação, investigação e inovação”.

Atente-se, também, a declarações recentes de Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional, numa iniciativa pública em Machico, onde destacou a importância do projecto Atlanticulture que apoiou desde a primeira hora, referindo-se a ele como “uma das excelente oportunidade de internacionalização da Cultura Madeirense” e destacando a importância da descentralização cultural e o aumento dos postos de trabalho.