Escola Jaime Moniz promove Semana da Filosofia “à medida da INcerteza”

O mundo comemora o Ano Internacional da Moderação bem como o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos e ainda os 500 anos da morte de Leonardo da Vinci. Assinalando estas efemérides, a Escola Secundária Jaime Moniz, através do Grupo Disciplinar de Filosofia, leva a efeito a VII Semana da Filosofia, de 4 a 8 de fevereiro do presente ano.

A iniciativa tem como tema de fundo “À Media da INcerteza /Racionalidade / Equilíbrio em Tempo de Excessos”, um ponto de partida para um debate plural. Segundo uma nota remetida à comunicação social por Teresa Sousa, delegada do Grupo de Filosofia, “a escola é, como sabemos, um espaço onde os valores, as atitudes e as formas de conduta são colocados em prática. Reconhecemos, por isso, a importância de educar as novas gerações para a moderação, valor imprescindível, principalmente num tempo de excessos e fanatismos”.

A VII Semana da Filosofia, inserida no Plano Anual da Escola, pretende assim promover o diálogo, a tolerância, a compreensão e a cooperação, reconhecendo a responsabilidade de todos com o futuro da Humanidade.

A sessão de abertura, no dia 4 de fevereiro, pelas 9:30, na Sala de Conferências, terá por orador Thomas Dellinger, Professor e investigador da UMa, que abordará o tema “A Teoria da Evolução e o Contributo da Madeira”. Uma iniciativa com a colaboração da Escola Básica do 1º Ciclo dos Ilhéus, “O Que Fomos, o Que Somos e o Que Seremos: Com Mais Razão e Emoção.” Local: Sala de Conferências.

No dia 5 de fevereiro, está agendada nova Conferência, tendo por oradora Dora Pereira, Professora de Psicologia da UMa, sobre “Moderação: da Construção do Conhecimento em Psicologia à Prática da Profissão de Psicólogo”. Paulo Sousa, Farmacêutico, abordará  a questão “A Importância da Química no Equilíbrio Sustentável do Planeta”.

No dia 6 de fevereiro, pelas 8:00h, está agendada a apresentação da Revista de Filosofia “Ágora”, pelo professor João Meneses.  Pelas 15h00, mais uma Conferência, com Samuel Mateus, Professor da UMa, sobre “Sobreviver à Infotoxicação”, com a colaboração da professora Paula Barradas, “Fábulas de Leonardo Da Vinci” e da professora Susana Sousa e alunos da turma 12.º 51.

No dia 7 de feveriro, a concluir, pelas 11:30h, um Debate subordinado à temática “Animais — Direitos ou Deveres?”, com a colaboração de Ana Bijóias, professora de Filosofia, e Mário Gouveia, jornalista. Na parte da tarde, pelas 13:15h, realizar-se-á uma Conferência, tendo por oradores Filipe Nuno Almeida, Médico Pediatra no Hospital de São João, Porto , sobre “Lidar Com a Incerteza — Um Desafio da Bioética ao Exercício da Medicina”. Uma iniciativa com a colaboração dos professores de Filosofia, Carlos Pessoa e Teresa Sousa.