Seis Corpos de Bombeiros com Programa de Melhoria da Condição Física (BOMBFIT)

Chama-se Programa de Melhoria da Condição Física dos Bombeiros (BOMBFIT) e está em curso em seis Corpos de Bombeiros voluntários da Região. Esta quinta-feira, 31 de janeiro, o secretário regional da Saúde visita, pelas 11.45 horas, a Corporação dos Bombeiros Voluntários da Calheta, onde irá decorrer mais um atividade desportiva no âmbito deste programa.

Durante o último trimestre de 2018, o Serviço Regional de Proteção Civil IP-RAM deu início à avaliação das capacidades cardiorrespiratórias, força, potência e resistência musculares dos bombeiros da RAM. A par desta avaliação, em janeiro de 2019 iniciaram-se os programas personalizados e adaptados aos Bombeiros, contabilizando até à data 53 treinos.

A secretaria regional da Saúde, através do Serviço Regional de Proteção Civil IP-RAM, em colaboração com a secretaria regional de Educação, lançou o programa no final do ano passado, pretendendo implementar e desenvolver um programa de treinos físicos que recupere, desenvolva e capacite os Bombeiros da RAM dos atributos físicos necessários para melhorar o desempenho das suas funções, em conformidade com a sua segurança e da dos demais, nas atividades de proteção civil e socorro.

Cada quartel de Bombeiros aderente, o Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM disponibiliza, três vezes por semana, um preparador físico que realiza, com os bombeiros, treinos físicos que capacite estes profissionais para um melhor desempenho das suas funções.