Foi neste encontro das RUP que António Costa notou a ausência de Miguel Albuquerque

O secretário-geral do PS, António Costa mencionou hoje na sua intervenção, na Ponta do Sol, um encontro das Regiões Ultraperiféricas (RUP) onde a Madeira se fez representar, não por Miguel Albuquerque, mas por Paula Cabaço.

Segundo António Costa, Miguel Albuquerque faltou a uma reunião onde foi decidido criar uma frente-comum para defender as regiões ultraperiféricas, fazendo-se representar pela secretária do Turismo.

Para assinalar a ausência de Miguel Albuquerque, foi passado no ecrã gigante da sala do centro John dos Passos, na Ponta do Sol, uma fotografia de família que, segundo a praxe, é feita no final de cada reunião.

Na foto militam as mais altas figuras das RUP e respectivos chefes de Estado de Portugal, Espanha e França.

A representar a Madeira esteve Paula Cabaço.

Tratou-se da participação na 128.ª Reunião Plenária do Comité das Regiões (CR), que decorreu em Bruxelas, em março de 2018.

Neste encontro, Emmanuel Macron, Mariano Rajoy e António Costa usaram da palavra, à semelhança de todos os representantes das RUP, incluíndo Paula Cabaço que reafirmou que a Região “espera, da negociação em curso, uma Política de Coesão que seja capaz de dar resposta às especificidades das Regiões Ultraperiféricas, conforme consagrado no artigo 349.º do TFUE, reforçado pelo alcance do Acórdão Mayotte, de 15 de dezembro de 2015, de modo a permitir a aplicação plena nestas regiões do princípio da igualdade de oportunidades”.

Entretanto, a Presidência do Governo Regional emitiu, esta tarde, uma nota onde garante que Miguel Albuquerque participou e teve “um papel crucial” nas diversas reuniões dos representantes das Regiões Ultraperiféricas para a defesa dos respectivos interesses.