“Ensemble XXI” actua no sábado, pelas 18 horas, com o jovem trombonista João Teixeira

O “Ensemble XXI”, um agrupamento camerístico da Orquestra Clássica da Madeira, actua no sábado, dia 19, pelas 18 horas, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira. Como convidado neste concerto integrado no ciclo “Jovens Solistas”, apresenta o trombonista João Teixeira. Este músico iniciou a sua formação académica no Conservatório-Escola Profissional das Artes da Madeira sob orientação do professor Luís Rodrigues e estuda neste momento na Royal Academy of Music em Londres, com Dudley Bright e Ian Bousfield.

O programa inclui o Divertimento, K137 de Wolfgang Amadeus Mozart; o Concertino para trombone e orquestra de cordas, Op. 45, nº 7, de Lars-Erik Larsson; a Elegia “A Grateful Greeting”, de Tchaikovsky; a Vocalise para trombone e orquestra de cordas de Sergei Rachmaninov; e, de Edvard Grieg, a “Holbert Suite”, Op. 40.

Os bilhetes custam entre 5€ e 15€ e estão disponíveis no La Vie Funchal Shopping Center – Loja Naturalmente Português (Piso 1),das 09:00 às 22:00, e no dia do concerto no local, a partir das 14:00.

João Teixeira nasceu na Madeira, Portugal em 1999. Iniciou os seus estudos no trombone aos 12 anos na Banda Municipal de Câmara de Lobos sob a orientação do antigo maestro Alberto Barros. Com 13 anos de idade, João ingressou no Conservatório Escola de Artes da Madeira na classe de trombones do Professor Luís Rodrigues.

Em 2014, João fez a prova de ingresso para o Curso Profissional de Instrumentista no Conservatório da Madeira e obteve 19/20 valores. Durante o curso, o jovem participou no Concurso Fórum Internacional de Interpretação Musical e Pedagogia obtendo, em 2014, o terceiro lugar na categoria de Solista e, em 2016, o primeiro lugar na categoria de Música de Câmara. No mesmo ano, João Teixeira fez uma audição e obteve o lugar para participar na Orquestra de Jovens dos Conservatórios Nacionais de Portugal onde começou a sua carreira nas grandes salas do país como Casa da Música, no Porto, e no CCB, em Lisboa.

Em 2017, acabou o curso Profissional de Música e tornou-se aluno da Royal Academy of Music com os professores de trombone, Dudley Bright e Ian Bousfield. Uma excelente prova deu-lhe a oportunidade de receber uma bolsa de estudo da própria escola. João é patrocinado por Mark Elliot que ajuda 4 alunos da escola do departamento de trombones e tubas.

Até ao presente, João teve várias oportunidades de performance, tocando com a Banda Militar da Madeira, Madeira Big Band, Orquestra Clássica da Madeira, London City Orchestra, London Mahler Orchestra, Brixton Orchestra e a Scherzo Orchestra.

João Teixeira participou em masterclasses com grandes nomes no mundo do trombone como Hugo Assunção, David Bruchez, Matthew Gee, Ian Bousfield, Jorgen Van Rijen, Peter Moore and Stefan Schulz.

Quanto ao Ensemble XXI, é constituído pelos violinistas Yuriy Kyrychenko, Elena Kononenko, Olga Proudnikova, Vladimir Proudnikov, Maxim Taraban, e Anahit Dalakyan; pelos violetistas Rostyslav Kuts e Treneddy Maggiorani; pelos violoncelistas Stella Silvian e Mikolaij Lewkowicz; e pelo contrabaixista Marcello Romagnuolo.