Proposta de Theresa May para o Brexit chumbada no parlamento britânico

É uma grande derrota para o governo de Theresa May: a proposta da primeira-ministra britânica e do seu governo para o plano de saída da União Europeia, a 73 dias do “Brexit”, foi chumbada no parlamento por 432 votos contra e 202 a favor. Trata-se, conforme salienta a BBC, da maior derrota para um governo britânico até hoje registada, e que poderá mesmo desencadear eleições, na medida em que o líder trabalhista Jeremy Corbyn agendou agora uma moção de censura ao governo. A moção deverá ser debatida amanhã. 
Se os deputados votarem a favor da moção de censura, o governo teria 14 dias para ganhar um voto de confiança, ou então teriam de ser convocadas eleições. 
A BBC salienta também que, em circunstâncias normais, uma derrota tão flagrante numa peça fundamental da legislação proposta pelo governo seria seguida pela demissão do chefe do Executivo, mas Theresa May deu sinais de que pretende continuar, logo após ser conhecido o resultado do voto. 
“O parlamento falou e o governo ouvirá”, prometeu, oferecendo conversações interpartidárias para se encontrar um caminho em frente para o designado “Brexit”.