Empossado novo comandante da Zona Marítima; serão criadas duas novas estações de salvamento na Região

Fotos: Rui Marote

O novo comandante da Zona Marítima da Madeira, José Luís Guerreiro, foi hoje empossado no cargo através de uma cerimónia militar que se realizou na Praça do Povo, na baixa do Funchal. Na ocasião estiveram também presentes numerosas entidades civis, entre as quais o presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Tranquada Gomes, da secretária regional do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Prada, em representação do presidente do Governo Regional, e do edil funchalense, Paulo Cafôfo.

A oportunidade foi também a despedida oficial do comandante cessante, Paulo Silva Ribeiro, que agora passou de capitão-de-mar-e-guerra ao posto de comodoro.

Este militar anunciou hoje que a Marinha vai instalar ainda este ano novas estações de salvamento no Porto Santo e em Machico, num discurso proferido aquando da cerimónia desta manhã.

Quanto a José Luís Guerreiro, também ele capitão-de-mar-e-guerra, deu conta da sua intenção de dar bom prosseguimento ao trabalho até agora desenvolvido na Região por Silva Ribeiro, que se despede da RAM agradecendo as boas relações institucionais e pessoais de que desfrutou ao longo do seu destacamento na ilha, que durou 20 meses.

A cerimónia foi presidida pelo director-geral da Autoridade Marítima e comandante-geral da Polícia Marítima, vice-almirante Sousa Pereira, acompanhado pelo comandante naval, vice-almirante Gouveia e Melo.

No âmbito da Autoridade Marítima Nacional, o novo comandante da Zona Marítima da Madeira assumiu também os cargos de chefe do Departamento Marítimo da Madeira, capitão do Porto do Funchal, capitão do Porto de Porto Santo, comandante regional da Polícia Marítima da Madeira, comandante local da Polícia Marítima do Funchal e comandante local da Polícia Marítima de Porto Santo.