Moção de Confiança a Rui Rio votada quinta-feira

A poucos dias do Congresso do PSD-M, a liderança nacional do partido está sob fogo, com Rio a ser desafiado por Luís Montenegro.

O PSD já marcou o Conselho Nacional Extraordinário para a próxima quinta-feira, 17 de janeiro, no Porto, pelas 17 horas. A reunião daquele orgão acontece para ser votada uma moção de confiança à liderança de Rui Rio, que foi posta em causa com o anúncio de candidatura de Luís Montenegro, que desafiou Rio à convocação de eleições antecipadas, pedido que não teve a concordância do líder em funções.

A moção de confiança surge, assim, como que uma tentativa de Rio de mostrar que tem o partido na “mão”, ainda que uma provável vitória interna possa ter uma interpretação diferente e sem grande correspondência com o pulsar do partido e mesmo do País perante a liderança, que muitos consideram fraca, do antigo presidente da Câmara do Porto, que ganhou notoriedade enquanto tal, mas que não tem consequido transmitir, enquanto presidente do partido, aquela afirmação caraterística do “homem do norte”.

Luís Montenegro, entretanto, também está sob críticas internas e externas. Não pode fugir à ligação coo o passado, com a liderança desgastente de Passos Coelho, além de que sobre si tem o facto de propor a mudança em pleno ano em que o partido enfrenta grandes responsabilidades, com as três eleições, uma delas, a Europeiua, já para maio.