Ministra do Mar garante “ferry” de forma sustentável

Ana Paula Vitorino, a ministra do Mar, garante que o “ferry” será uma realidade.

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, desfez dúvidas quando hoje, numa ação partidária do PS-M, a Convenção dos Estados Gerais, garantiu que o “ferry” que fará ligações marítimas de passageiros entre a Madeira e o Continente é “uma questão de continuidade territorial. A continuidade territorial tem de ser conseguida de uma forma sustentável». E assegurou que o Govenro da República está a «analisar a forma e os termos em que vamos assinar uma portaria que regula aquilo que diz respeito à continuidade territorial por via marítima».

Ana Paula Vitorino acrescentou também que está a ser feito um estudo de rotas que podem e devem existir entre a Madeira e o continente. «Está ser feito um estudo de rotas, onde é que tem de haver ligações, onde é que deve haver ligações, e isso é extremamente importante», referiu, adiantando também que «estamos a ver a parte da sustentabilidade financeira, os subsídios».

A governante disse também que já deu instruções à administração do Porto de Lisboa para estudar uma localização dentro do porto onde possa ser construída uma rampa que possibilite a atracação deste tipo de embarcação, permitindo a descarga e carga de viaturas.

Ana Paula Vitorino, que saudou a escolha de Paulo Cafôfo para candidato a presidente do Governo, não deixou também de lembrar o facto de esta semana ter sido aprovada em Conselho de Ministros a proposta de lei para o uso de armas a bordo dos navios com bandeira nacional, que vem beneficiar o registo internacional de navios da Madeira.