PS-M lembra os 600 casos de altas problemáticas que custam 40 milhões à Região

Sofia Caanha conferência
Sofia Canha considera que este “é o momento de agir” e de “dar passos significativos”.

A Madeira tem cerca de 600 casos de altas problemáticas, que correspondem a um custo anual de 40 milhões de euros do Orçamento Regional para a Saúde. Cada cama hospitalar tem um custo diário de 211 euros, enquanto que o custo de uma cama num lar é de cerca de 60 euros diários. Estes números foram hoje apontados pelo grupo parlamentar do Partido Socialista na Assembleia Regional, classificando a situação como “preocupante” e que precisa de “respostas urgentes e adequadas”.

A deputada Sofia Canha disse que «o PS-Madeira insiste na necessidade de investimento nos cuidados continuados e em estruturas adequadas, articulando a área da Saúde e dos Assuntos Sociais em permanência, insiste no investimento em estruturas residenciais concelhias para idosos dimensionadas à resposta local e propõe dar condições financeiras aos cuidadores não formais para acompanhamento no domicílio aos seus familiares», adiantou Sofia Canha.

Segundo frisou a parlamentar «esta resposta deve ser pensada articuladamente entre a Saúde e os Assuntos Sociais e não adiar para que daqui a 10 anos se volte a pensar com preocupação nestas situações». De acordo com a deputada, é o momento de agir, sendo preciso dar passos significativos e insistentes nesta matéria.

Sofia Canha referiu também que o PSD tem acusado o PS de insistir no tema da saúde, mas deixou claro que «não é porque este tema incomoda o PSD que vamos deixar de falar nos problemas que mais afetam os madeirenses e os porto-santenses».