Mesa-tenistas madeirenses no ranking mundial

Segundo uma informação da Associação de Ténis de Mesa da Madeira, a Federação Internacional de Ténis de Mesa (ITTF) divulgou o Ranking Mundial relativo ao mês de Janeiro de 2019, registando-se algumas alterações na classificação dos representantes madeirenses.

O atleta madeirense Marcos Freitas ocupa actualmente o 25.º lugar do ranking mundial, de acordo com a lista divulgada pela Federação Internacional, um lugar abaixo do anterior registo. O atleta da equipa russa do Fakel Gazprom, que atravessa um bom momento na Liga Russa e na Liga dos Campeões, não tem conseguido exibir-se ao seu habitual nível nas provas do World Tour, tendo descido algumas posições na tabela, explica a ATMM.

Na próxima semana, entre 15 e 20 de Janeiro, o olímpico madeirense participará no World Tour da Hungria, numa importante etapa para a sua afirmação no circuito profissional.

Já no sector feminino, Fu Yu continua a ser a atleta portuguesa mais bem classificada, na 36.ª posição, representando a equipa Dr. Casl (Croácia), que luta pelos títulos mais importantes no país e a nível europeu. Na próxima semana junta-se a Marcos Freitas no Open Internacional da Hungria.

Entretanto, e no escalão de Juniores, maior destaque para o posicionamento de Tiago Li (CD São Roque), actualmente no 44º posto do ranking mundial, subindo trinta lugares relativamente à sua classificação anterior. O seu colega de selecção Gonçalo Gomes (CD 1º de Maio) ascendeu 48 lugares, ocupando agora a 78ª posição. Estes dois atletas lideram a representação madeirense no ranking mundial, ocupando respectivamente a 16ª e 34ª posições no Ranking Europeu.
Por seu turno, o atleta Tomás Ferreira (CD São Roque) ocupa a 431ª mundial e 166ª europeia, enquanto Marco Rodrigues (CD 1º de Maio) posiciona-se na 573ª posição do mundo e 254ª da Europa.

Na actualização deste rankingforam considerados os resultados destes atletas nas provas internacionais mais recentes (Open da Hungria, Open de Portugal e Campeonato do Mundo – no caso de Tiago Li), destacando-se a aposta dos clubes madeirenses nestes jovens atletas, que se afirmam no panorama da modalidade. Registe-se igualmente a fase de transição de alguns atletas para o escalão de seniores, facto que se registou a 31 de Dezembro de 2018, com efeitos nesta classificação.