Filme “Cartas de Fora” com apoio público de 8.150 euros

O Conselho do Governo reunido em plenário em 20 de dezembro de 2018 resolveu autorizar a celebração de um contrato-programa de cooperação financeira com a “Coincident Distance-Unipessoal, Lda.”, tendo em vista comparticipar nos encargos, durante o ano de 2018, relativos a bens e serviços que direta ou indiretamente foram necessários contratar e que se tornaram indispensáveis para a produção da obra cinematográfica “Cartas de Fora”.
Recorde-se que este filme está a ser rodado por Luís Miguel Jardim, o mesmo produtor e realizador do filme “Feiticeiro da Calheta”.
A comparticipação financeira a conceder não excederá o montante de €8.150,00 (oito mil e cento e cinquenta euros), que será processada após a assinatura do contrato-programa.
O filme “Cartas de Fora” é uma longa-metragem com realização de Luís Miguel Jardim, o qual, conquanto se trate de uma obra ficcional, retratará factos próximos de realidades vivenciadas pelas gentes da ilha da Madeira nos anos 40/50 do século passado, designadamente a obra épica da construção das levadas, e o regime de colonia, dando ênfase às relações entre senhorios e colonos, aos laços de afeto entre os familiares residentes e emigrados, como focando vários aspetos da agricultura, como o cultivo da vinha, e do meio rural da ilha.

“Esta obra cinematográfica, para além de espelhar, imortaliza e enaltece aspetos

marcantes da historia e da cultura identitária madeirense com enfoque particular na ruralidade e na agricultura nela desenvolvida, contribuindo de forma pedagógica para melhor entender no tempo, as particularidades da atividade agrícola, o caráter
diferenciador das suas produções e as tradições a ela indelevelmente associadas”, revela a resolução.
“Desta produção cinematográfica é esperado um sucesso de público como o verificado com a anterior produção do mesmo realizador e produtor, intitulada “O Feiticeiro da Calheta”, filme que levou às salas de cinema cerca de 12 000 espetadores”, prossegue.
O Secretário Regional de Agricultura e Pescas, Humberto Vasconcelos foi mandatado para, em representação da Região Autónoma da Madeira, elaborar o respetivo processo e outorgar o correspondente contrato-programa.