CMF anuncia “primeiro passo” no alargamento do Caminho do Jamboto e diz que fecha o ano “com chave de ouro”

A Câmara Municipal do Funchal refere que deu hoje, em reunião de Câmara, o primeiro passo com vista ao alargamento do Caminho do Jamboto. Esta é uma obra que, como admite a própria edilidade, é há muito ansiada nas zonas altas da freguesia de Santo António. “Os serviços da autarquia já elaboraram os levantamentos topográficos necessários à elaboração do projecto, e o Executivo prepara-se para aprovar os novos alinhamentos, o que vai abrir caminho à elaboração do projecto e ao lançamento da empreitada para o alargamento parcial do caminho”, congratula-se o executivo de Cafôfo.

Em Setembro, a autarquia propôs ao Governo Regional onze investimentos “de manifesto interesse público e local, com o intuito de vê-los inscritos no Orçamento Regional para 2019, por via da celebração de contratos-programa entre as duas entidades. O alargamento do Caminho do Jamboto era uma das propostas em causa, mas nem foi incluído no OR 2019, nem mereceu qualquer resposta à autarquia da parte do Executivo Regional”, denuncia a CMF.

Apesar de recordar que “o actual Governo Regional não celebrou, até hoje, nenhum dos contratos-programa propostos pelo Funchal”, Miguel Silva Gouveia reiterou que, tal como tem acontecido em múltiplos casos ao longo dos últimos anos, “não é por isso que deixaremos de fazer obra com os nossos próprios meios, a nossa própria capacidade de investimento e verbas exclusivamente municipais.”

A Câmara Municipal do Funchal também autorizou hoje, em reunião de Câmara, a abertura de Concursos Internos de Acesso na Carreira de Fiscal Municipal, que permitirão que estes trabalhadores, englobados nas chamadas carreiras não revistas, sejam alvo do devido procedimento concursal com vista à promoção nas respectivas carreiras. Serão promovidos 10 fiscais e contratados 4 novos colaboradores.

Durante o ano de 2018, “a autarquia precedeu à valorização remuneratória dos trabalhadores decorrente do processo de descongelamento de carreiras, foram abertas duas dezenas de procedimentos concursais, consolidou-se 50 situações de mobilidade intercarreiras, regularizou-se precários, e ainda houve tempo para reorganizar a estrutura orgânica da CMF, preparando-a para os desafios que se avizinham. Desta maneira, acabamos verdadeiramente o ano com chave de ouro, dando início aos concursos de promoção nas carreiras não revistas e resolvendo mais esta questão importante no âmbito dos nossos recursos humanos”, concluiu o vice-presidente.