COSMOS diz que Câmara do Funchal não chumbou projeto habitacional no Lazareto mas apenas manifestou intenção de indeferir

Funchal Câmara A
A Associação COSMOS promete ficar alerta quanto à decisão da Câmara do Funchal relativamente a um projeto de habitação no Lazareto.

A Associação de Defesa do Ambiente e Qualidade de Vida, COSMOS, emitiu uma nota sobre informações que vieram a público no sentido de que a Câmara do Funchal tinha chumbado um projeto de licenciamento de um edifício de habitação projetado para o Lazareto, sublinhando que essa situação não corresponde à realidade visto que aquilo que a CMF fez foi informar o promotor “Novo Milénio – Empreendimentos Imobiliários Lda” da intenção de indeferir, dando 10 dias ao promotor para ser pronunciar.

Deste modo, a associação afirma que vai “permanecer em alerta, já que a autarquia não determinou com clareza o chumbo do licenciamento deste prédio de apartamentos, mas sim, a INTENÇÃO de não o aprovar, o que são conceitos e termos bem diferentes. Tendo em atenção a instabilidade crescente das nossas arribas costeiras, ameaçadas pelo avanço transgressivo do mar, não podemos aceitar que se ocupe arribas de elevado risco e instabilidade com construções com esta volumetria e dimensão. Aliás, ainda há bem pouco tempo, o erário público gastou milhares de euros na contenção de uma arriba costeira ocupada na berma do seu alcantil por um prédio de habitação coletiva, no Serrado do Mar, concelho de Câmara de Lobos”.

Refere a COSMOS que “deste modo, não só por ocupar uma zona de risco como também pelo impacte volumétrico e paisagístico num espaço cuja envolvente é pontificada por moradias unifamiliares, esta associação irá recorrer a todos os mecanismos legais para travar qualquer construção que seja edificada neste lugar, considerado pelo atual PDM , como “áreas ameaçadas pela instabilidade de arribas e vertentes – risco muito elevado”.