Governo vai duplicar apoios aos fatores de produção do Bordado Madeira

Albuquerque bordadeiras B
Miguel Albuquerque entregou prémios às bordadeiras e anunciou a duplicação, em 2019, dos apoios aos fatores de produção do Bordado Madeira.
Albuquerque bordadeiras A
«O objetivo é alargar o âmbito dos mercados e dos novos produtos e novas formas de inserção junto dos consumidores.”

O Governo Regional vai duplicar, em 2019, os fatores de apoio à produção no sentido de incentivar o setor do Bordado Madeira. Essa garantia foi dada por Miguel Albuquerque, hoje, na cerimónia de entrega de prémios a 30 bordadeiras, selecionadas entre um conjunto de bordadeiras que se candidataram aos prémios anuais do IVM (entidade tutelada pela Secretaria Regional da Agricultura e Pescas e que gere o sector). Os prémios distinguem a qualidade, tendo sido escolhidos os melhores produtos. A cerimónia decorreu no Instituto do Vinho.

A primeira classificada recebeu 360 euros, a segunda 310 euros e as restantes 260. “Um esforço financeiro na ordem dos oito mil euros”, como foi apontado por por Miguel Albuquerque. Refira-se que este prémio tem caráter anual. As bordadeiras candidatam-se, há uma pré-seleção entre as concorrentes e escolhem os trabalhos de melhor qualidade.

Hoje, o presidente do Governo Regional  fez questão de endereçar os parabéns às bordadeiras, mas também aos empresários presentes, «por mais um ano de excelente trabalho e de parceria entre os nossos empresários e as nossas bordadeiras, no sentido de melhorarmos sistematicamente a qualidade do Bordado Madeira e a captação de novos mercados e lançamento de novos produtos».

«O objetivo é alargar o âmbito dos mercados e dos novos produtos e novas formas de inserção junto dos consumidores. O Moda Madeira foi, aliás, um exemplo dessa aposta, com a apresentação de projetos com Bordado Madeira», explicou.

O governante anunciou ainda que não só serão mantidos os apoios, como serão duplicados os apoios aos fatores de produção.

A concluir, Miguel Albuquerque fez questão de «agradecer aos empresários e às bordadeiras o esforço titânico para manter uma indústria e uma arte que fazem parte da história da Madeira e que é importante para a nossa economia». E ainda teceu elogios ainda ao sindicato do sector, pela colaboração dada.