Comandante da ZMM visitou contingente madeirense estacionado no Iraque

O general Carlos Perestrelo, comandante operacional e da Zona Militar da Madeira, visitou o contingente de cerca de trinta militares da Madeira que se encontra na base de Besmayah, no Iraque, no âmbito da operação de combate ao auto-proclamado Estado Islâmico encetada por uma coligação internacional encabeçada pelos EUA, “Inherent Resolve”.

Conforme o Funchal Notícias noticiou em primeira mão, essa força de militares está naquele país do Médio Oriente a desempenhar uma missão de instrução das forças de segurança e dos militares do Exército iraquiano.

O oitavo contingente da Força Nacional Destacada para o Iraque foi preparado no RG3, na Zona Militar da Madeira. Inclui 29 militares do sexo masculino e um do sexo feminino. 26 são militares de unidades da ZMM, três outros são provenientes de unidades de engenharia do continente e um militar veio do Hospital das Forças Armadas, sendo a saúde a sua especialidade.

Esta força militar esteve em aprontamento durante seis meses, adquirindo as necessárias competências para cumprir esta missão no teatro de operações do Iraque, entre Novembro de 2018 e Maio de 2019.

O contingente madeirense está a ministrar treino e formação aos iraquianos. Neste momento, são seus instruendos a 1ª Brigada da 1ª Divisão da Polícia Federal e a brigada de comandos “Al Anbar”. As instruções ministradas dizem essencialmente respeito a técnica individual de combate, táctica de combate de secção, combate em áreas urbanas e abertas, tiro de armas ligeiras, socorrismo de combate, protecção contra engenhos explosivos improvisados e procedimentos de ordens de combate e planeamento de operações militares.

Após um mês da sua chegada a “Besmayah” e no início deste período festivo, a Força Nacional Destacada recebeu a visita do Comandante Operacional e da Zona Militar da Madeira (Major-General Cardoso Perestrelo) que esteve acompanhado pelo chefe do Estado-Maior para as operações militares (tenente-general piloto-aviador Joaquim Almeida).

Entre 10 e 12 de Dezembro de 2018, esteve em Bagdad em audiência com o general americano Paul Lacamera, comandante da “Combined Joint Task Force – Operation Inherent Resolve”. Devido aos riscos no terreno, teve de efectuar várias deslocações de helicóptero para visitar a “Task Force Besmayah” onde estão estacionados os 30 militares portugueses que constituem a Força Nacional Destacada.

“Os militares portugueses, aprontados na Zona Militar da Madeira, têm merecido os mais rasgados elogios pela sua competência e pela cooperação de excelência com as tropas aliadas e com os militares em formação das Forças de Segurança e Defesa do Iraque”, refere o Exército.

O general Carlos Perestrelo acompanhou em Besmayah as actividades de treino e formação. Levou ainda da comunidade militar madeirense um postal de “Boas Festas” às forças estacionadas perto de Bagdad. Participou ainda numa missa celebrada com a imagem de Nossa Senhora do Monte que acompanhou os militares desde a Madeira, e numa ceia natalícia com o contingente português. Deixou ainda expresso no Livro de Honra um “sentimento de orgulho e palavras de incentivo para quem representa Portugal nas terras loangínquas do Iraque”.

“O lema da “Task Force Besmayah”: “Train Together, Win Together”, está bem patente na postura dos instrutores portugueses que dão continuidade ao extraordinário legado dos seus antecessores para prestígio da Pátria Portuguesa”, refere uma nota do Exército.

Ao Funchal Notícias, em particular, o general Carlos Perestrelo deu conta de que observou “in loco” que tudo corre “sobre rodas”, consoante o programado.