SESARAM fez hoje 41 intervenções cirúrgicas e das sete salas só uma não funcionou

URGENCIAS HOSPITAL NELIO MENDONCA
As Urgências dispõem de um equipamento de TAC com dez anos

O Serviço Regional de Saúde emitiu, há pouco, um esclarecimento sobre a situação relacionada com as cirurgias realizadas, em função de posições públicas, com críticas ao sistema e às longas listas de esperaO Bloco Operatório do Hospital Central do Funchal, não está (nem esteve) parado.

Refere que “a atividade cirúrgica decorre dentro da normalidade. Só no dia de hoje realizaram-se 41 intervenções cirúrgicas, das quais 27 cirurgias foram realizadas no bloco Central e 14 no espaço reservado à Cirurgia de Ambulatório. Das 7 salas cirúrgicas existentes no Bloco Operatório, apenas uma sala não funcionou no dia de hoje, por motivos relacionados com a doença súbita de um dos profissionais. Esta situação inesperada causou o cancelamento de 5 cirurgias programadas”.

Sublinha o mesmo esclarecimento que “a atividade da anestesia não se resume ao bloco operatório. O Serviço de Anestesiologia colabora com mais de dez áreas clínicas do Serviço de Saúde. Para além de assegurar o serviço de urgência, a atividade no bloco operatório e na Unidade de Cirurgia de Ambulatório, o médico anestesista do SESARAM presta cuidados médicos gerais e especializados, necessários para que os doentes sejam submetidos a intervenções cirúrgicas, de diagnóstico, terapêutica, ou trabalho de parto com o mínimo de risco, de dor ou desconforto”.

A envolvência da Anestesiologia em ambiente fora do bloco operatório é cada vez maior, a título de exemplo, só no dia de hoje, foram 14 os anestesistas que asseguram as atividades clínicas no Hospital Dr. Nélio Mendonça. Esta equipa, além de garantir a prestação nas diversas salas cirúrgicas, assegurou as consultas de anestesia e participou em procedimentos como analgesias de parto, procedimento de embolectomia (realizado na hemodinâmica), colaborou com a oftalmologia, a gastrenterologia e, durante 24horas, assegurou (e continua a assegurar) a prestação de cuidados anestésicos no Serviço de Urgência Hospitalar.

Para a realização de todas estas atividades clínicas, o Serviço conta, atualmente, com 19 médicos especialistas e 4 médicos internos.