Quinta das Cruzes reabre amanhã com sete novas peças

Baía do Funchal – vista da praia de S. Lázaro

Após cerca de meio ano encerrado, o Museu Quinta das Cruzes reabre amanhã apresentando, pela primeira vez e ao longo do percurso da exposição permanente, sete novas peças adquiridas em 2016 e 2017 pela Secretaria Regional do Turismo e Cultura.

O Museu, que volta ao normal horário de funcionamento, esteve fechado para obras de reforço das fundações e consolidação estrutural do corpo sul do edifício principal e arcaria do século XVII. A intervenção foi realizada pela Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas, através da PATRIRAM.

O circuito normal da exposição permanente, entretanto, foi restabelecido com a reabertura das salas de exposição 1 e 2, do 1.º piso do edifício principal. Nesta última estará patente um núcleo expositivo constituído por desenhos e aguarelas da Madeira dos séculos XIX e XX, com especial relevo para três aguarelas atribuídas a Frank Dillon (Londres, 1823-1909) e uma pintura a óleo sobe tela de Eduard Hildebrandt (Danzig, 1817 – Berlim, 1868), intitulada “Senhora em rede em frente à Fortaleza do Pico de S. João”, datada entre os anos 1849-1850, que consiste num importante documento iconográfico do Funchal oitocentista e num registo romântico da passagem pela Ilha da Madeira que o artista realiza nesse período, refere nota da SRTC.

Merece ainda particular referência a aguarela “Vista da baía do Funchal – Santa Luzia” de Ella Du Cane (Tasmânia/ Austrália, 1874 – Inglaterra, 1943), datada de 1909, cedida temporariamente ao Museu Quinta das Cruzes, proveniente de colecção particular, explica uma nota às Redacções.

O Museu Quinta das Cruzes estará aberto de terça-feira a domingo, entre as 10.00 horas e as 12.30 horas e, na parte da tarde, entre as 14.00 horas e as 17.30 horas, com entrada gratuita aos domingos.