Pedro Calado esteve na Calheta e anunciou início de melhoria do acesso ao Jardim do Mar em 2019

Foto Miguel Lira

O vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado, tem andado a efectuar uma ronda pelos concelhos na divulgação pública das especificidades do Orçamento da RAM para 2019. Hoje, na sessão realizada na Calheta, assegurou que o GR “não discriminará qualquer área geográfica da Região”, independentemente das cores políticas que marquem os municípios.

“O que temos andado a tentar explicar à população, numa linguagem mais simples e acessível, é o impacto que o Orçamento tem na Região (…)”, referiu Pedro Calado. Essencialmente, procura-se transmitir em cada concelho “quais as principais infraestruturas que estão a ser feitas, quer viárias quer de melhoramentos de escolas, quer de pavilhões gimnodesportivos, o que está previsto fazer, quais os apoios sociais (…), quais os apoios comunitários que podem ser proporcionados aos empresários concelhios ou outras estruturas… como por exemplo, neste concelho, é o caso da reconversão do cais do Paul do Mar”.

Como a cada concelho cabe uma fatia do Orçamento global da Região, disse Calado, “é importante que as pessoas entendam a grandiosidade dos números (…)” e os investimentos que têm vindo a ser feitos já há alguns anos, e que prosseguem num programa de continuidade plurianual.

Para o ano de 2019 e seguintes, referiu, “temos investimentos no concelho da Calheta superiores a 75 milhões de euros. Neste montante, é evidente que está incluído um projecto que é a central hidroeléctrica da Calheta, que ascende a 67 milhões de euros. É uma obra muito importante, que vai servir toda a Região e que conta com apoios comunitários”. O vice-presidente do Governo Regional disse que, além da consolidação de escarpas no concelho, a obra de melhoria do acesso ao Jardim do Mar e ao Paul do Mar irá já para o terreno, começando já em 2019 e sendo, pela sua dimensão, uma obra plurianual.