Concerto esta noite assinala aniversário da Assembleia Legislativa da Madeira

O concertino da Orquestra Clássica da Madeira, Norberto Gomes, interpreta hoje, pelas 21 horas, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira, a peça “A Primavera”, das Quatro Estações de Vivaldi (1678-1741). Do programa consta também, de Alessandro Marcello (1686-1739), o concerto em Ré menor para oboé e orquestra com Daniel Cuchí no oboé. O maestro convidado será o músico e também compositor madeirense Francisco Loreto que na segunda parte dirige a sinfonia nº 92 “Oxford” de Joseph Haydn (1732-1809).

“Seleccionámos estas obras pelo seu rigor, nobreza e requinte, literatura musical centenária, verdadeiras pérolas da composição musical europeia, nesta festa musical comemorativa de aniversário”, revela Norberto Gomes.

Francisco Loreto é desde 1998 professor de Análise e Técnicas de Composição, e Acústica no Conservatório – Escola das Artes da Madeira, e 1º clarinete solista da Orquestra Clássica da Madeira. Natural da Ponta do Sol, concluiu em 1993 o Curso Complementar de Clarinete no Conservatório da Madeira. Entre 1993 e 98 prosseguiu os seus estudos em Lisboa, onde se formou simultaneamente em Clarinete pela Escola Superior de Música de Lisboa e em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Durante este período de estudos foi o chefe de naipes de clarinetes da Orquestra Sinfónica Juvenil, onde também tocou como solista.

Como bolseiro do Governo Regional da Madeira estou 3 anos de Direcção de Orquestra com o Maestro Roberto Perez, tendo em 1999 dirigido a Orquestra Clássica da Madeira como estagiário.

Em 1995 escreveu o “Ensaio Teórico sobre o Sequencialismo Alfatonal” que aborda a linguagem que utiliza na composição da maioria das suas obras. Composições como o quarteto de cordas “Todos os Nomes” foram emitidos na RTP Madeira.

Em 2002 colaborou com a Companhia de Bailado da Madeira, tendo sido 2 obras suas coreografadas.

Criou em 2003/04 no Conservatório – Escola das Artes da Madeira, no âmbito da disciplina de Classe de Conjunto, o Atelier de Musica Contemporânea, que foi um agrupamento com alunos finalistas, dedicado às novas linguagens musicais. Para este agrupamento, escreveu anualmente novas obras com fins pedagógicos.

Compôs a obra “Dez a Fio” para clarinete e piano de encomenda para o Concurso Internacional de Clarinete MADEIRA MUSIC, edição de 2004, como peça obrigatória dos semi-finalistas. A melhor interpretação desta obra teve direito a um prémio extra. Esta obra tem sido muito tocada pelos clarinetistas portugueses e foi em 2006 gravada em disco pelo clarinetista António Rosa.

Compôs em 2005 a obra “SoNotas” para Tuba e Piano a convite do famoso tubista Sérgio Carolino, que a estreou em recital no Funchal. Esta obra também foi gravada em disco em 2012. Com esta obra, em junho de 2008, venceu o prémio internacional de Composição «Harvey G. Phillips Awards For Excellence In Composition», atribuído nos Estados Unidos da América, pela Associação Internacional de Tuba.

Neste mesmo ano de 2008 compôs a obra Fantasia Sinfónica «A Contemplação da Madeira» por encomenda do 30º Festival de Música da Madeira, estreada a 6 de junho no Teatro Municipal Baltazar Dias, pela Orquestra Clássica da Madeira. Esta obra desde então tem sido interpretada com alguma frequência.

Em 2012, por encomenda de «Guimarães – Capital Europeia da Cultura 2012» teve o privilégio de ter uma obra sua no Programa deste importante evento cultural, com a composição e estreia do seu trio para violino, violoncelo e piano intitulado «TrioFonia».

As suas obras estão publicadas na Suíça na editora especializada de partituras Editions BIM.

Estudou Direcção de Orquestra na «Escuela de Direcccion de Orquestra e Banda Navarro Lara», em Huelva, Espanha, tendo obtido em Dezembro de 20016 o seu Diploma de licenciatura em Direcção de Orquestra pela Royal School of Music de Londres.

Desde 2015 que é o maestro da Orquestra Académica do Conservatório – Escola das Artes da Madeira, onde tem desenvolvido uma intensa actividade pedagógica orquestral na formação de jovens músicos e de novos públicos da música clássica na Região Autónoma da Madeira, através do Ciclo de Concertos Comentados.

O violinista madeirense Norberto Gomes iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música da Madeira, com sua irmã Zita Gomes, sendo suportado com uma bolsa de estudos da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi galardoado com vários prémios nacionais, sendo de destacar o 1º Prémio Nível Superior – Solista no Concurso Músicos RDP e prémio medalha “Mérito Artístico” atribuído pelo Governo Regional da Madeira. Em 1989 inicia um longo período de formação na Ex-URSS, sendo fortemente subsidiado pelo Governo Regional da Madeira, onde teve oportunidade de estudar com vários pedagogos de mérito reconhecido, com destaque do distinto violinista, crítico musical e pedagogo A. N. Gorochov. Norberto Gomes tem-se destacado no campo da pedagogia onde com os seus alunos tem conquistado vários prémios em concursos nacionais para jovens violinistas. É Concertino e Director Artístico da Orquestra Clássica da Madeira. Norberto Gomes, detentor de vários graus académicos, é professor no Conservatório – Escola profissional das Artes da Madeira, onde é também Assessor Artístico da Direcção.

Daniel Cuchí

Daniel Egido Cuchí iniciou os seus estudos de oboé aos 7 anos no Conservatório Profissional de Música de Salamanca. Completou os seus estudos de Higher Grade Oboé no Conservatório de Música de Salamanca sob a tutela de Sebastián Gimeno Balboa. Mais tarde, iniciou o Mestrado em Orquestra de Performance na Academia de estudos de Daniel Barenboim-Said com os professores J. Manuel González, Gregor Witt e Fabian Schäfer.

Complementou os seus estudos em Master Classes com Fermin Clemente, Juan Carlos Báguena, Roland Perrenoud, Ramón Ortega, Maurice Bourgue, Vicente Llimerá, Victor Anchel, Max Artved, Francesco Pomarico, Thomas Indermühle, Christian Wetzel, Eduardo Martinez, Stefan Schilli, Dominik Wollenweber e corne inglês com Juan Manuel Urbán.

A sua experiência orquestral passa por ter tocado com orquestras como o JOSCYL, NJO (Nederlandse Academie Orchestra, Ensemble), Orquestra da Fundação Caja Duero, Jouva, Orquesta Ciudad de Palencia, Orquestra do Conservatório de Salamanca, CUE (Cubano e Europeu Ensemble), Orquestra do Mestrado da Academia de Estudos Orquestrais Barenboim-Said, Orquestra de Câmara da Extremadura.

No que concerne a orquestras profissionais, colaborou com a OSCyL (Orquestra Sinfónica de Castela e Leão), Vigo 430, Cordoba Symphonic Orquestra, Ross (Orquestra Sinfónica Real de Sevilha), Oper-und Museums Orquestra Frankfurt em Main, Teatro Regensburg. Em 2015 superou as audições para assistente de oboé na Orquestra Sinfónica de Córdoba e na Sinfonia de Tenerife Orquestra.

Isso permitiu interpretações sob a batuta de condutores como Pablo González, Philippe Bach, Lutz Köhler, Gérard Caussé, Jean-Paul Dessy, Marc Soustrot, Manuel Hernández Silva, Dale Clevenger, Christian Karlsen, Zsolt Nagy e Semyon Bychkov.

Na música de câmara distinguiu-se enquanto premiado com o trio de juncos “Contras-3” em a “Juventude em Concerto” organizada pela Junta de Castilla y León, efetuando uma tournée para diferentes concertos em toda a Comunidade Autónoma de Castela y Leon.

Foi membro do “Ensemble Scaramouche”. Enquanto semifinalista no Concurso Montserrat Chamber X Alavedra (Terrassa 2010) e ganhou o primeiro prémio no IX Concurso de Música de Câmara Trasmiera Ecopark (Arnuero 2011) e segundo prémio no VI Concurso de Camber Music “Jacobo Soto Carmona ” (Almería 2012, Espanha).

De 2013 até 2016 estudou na “Master Orchestral Interpretation” no “Hochschule für Musik und Darstellende Kuns Frankfurt am Main” com o Prof. Fabian Menzel e Peter Veale.

Durante a temporada 2016/2017 foi segundo Oboé na Orquestra Sinfónica de Tenerife.

Actualmente é Solista Oboé na Orquestra Clássica da Madeira, desde Setembro de 2017.