Jorge Carvalho elogiou qualidade do ensino na RAM a pessoas especiais e sensibilizou para a causa da inclusão

O secretário regional de Educação, Jorge Carvalho, esteve hoje na cerimónia de assinatura de protocolos de colaboração com associações e entidades privadas, visando o reforço da rede de cooperação interinstitucional proporcionando às pessoas com deficiência e suas famílias respostas que lhes possibilitem a aquisição de um nível de educação e formação facilitadores de plena inclusão escolar e socioprofissional.

A Secretaria Regional de Educação, através da Direcção Regional de Educação, assinala hoje o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, instituído em 1998 pelas Organização das Nações Unidas (ONU), com a realização de várias iniciativas. A efeméride pretende incentivar o debate e a consciencialização para a temática da inclusão das pessoas com deficiência, incapacidades ou outras necessidades especiais.

Na ocasião, Jorge Carvalho sublinhou que as política de inclusão, entre outras, tem norteado a acção da SRE, em termos organizacionais. Porém, a concretização dos objectivos só pode verificar-se se essa política puder ser interpretada pelos diversos actores sociais, salientou, os quais são fundamentais para a prossecução da actividade educativa. Por isso, agradeceu aos cerca de 355 docentes especializados que existem na RAM, pelo “trabalho fantástico que é trabalhar com as pessoas especiais”, no caso, cerca de 3600 alunos referenciados. Há, disse, mais 128 técnicos, entre terapeutas ocupacionais e da fala, psicólogos, nutricionistas e outros cujo trabalho é essencial para dar corpo ao sistema que atende aos alunos especiais.

O governante deixou ainda uma palavra de elogio às direcções das escolas da RAM, pois sem a interpretação da “lógica inclusiva” a que o GR se propôs, seria difícil atender às necessidades de superação de limites nos diferentes projectos educativos.

Agradeceu ainda às famílias e às associações e instituições que apoiam a causa das pessoas com deficiência, pela ajuda e boa comunicação com as entidades oficiais regionais.