Escola de São Vicente recebe parceiros europeus em semana sobre “O Homem e o Mar”

Foto DR

A Escola Básica e Secundária D. Lucinda Andrade (São Vicente) recebeu, de 6 a 12 de novembro, os seus parceiros europeus no âmbito do projeto Erasmus+, dedicado ao tema “O Homem e o Mar, histórias e perspectivas”.

Um projeto que irá ser dinamizado ao longo de dois anos, em articulação estreita com outros dois estabelecimentos de ensino, um da região da Bretanha (França) e outro de Battipaglia (Itália).

Durante uma semana, a escola madeirense promoveu diferentes atividades com vista a acolher os visitantes, 19 alunos (entre os 16 e os 18 anos de idade) e sete professores. O concelho de São Vicente foi o local privilegiado, em especial o espaço escolar, onde foi possível conhecer diferentes práticas e dinâmicas pedagógicas.

Estudantes e professores estrangeiros partilharam aulas com alunos da escola anfitriã e participaram em eventos relacionados com o tema do projeto, com destaque para uma visita de estudo às Grutas e Centro de Vulcanismo de São Vicente e ao Aquário e Piscinas Naturais do Porto Moniz.

Foi organizada também uma aula de stand-up paddle e surf e uma viagem de catamarã para observação de cetáceos.

Durante a semana, os alunos e docentes de intercâmbio realizaram outras visitas de carácter cultural, por exemplo, à Câmara Municipal, à vila e ao Centro de Promoção Cultural de São Vicente, ao Porto Moniz e às cidades do Funchal e Câmara de Lobos. As atividades contaram com a presença de alunos da EBS D. Lucinda Andrade, no sentido de proporcionar o maior número de oportunidades de interação entre os jovens estudantes.

Foto DR

Os dinamizadores do projeto Erasmus+ estão satisfeitos com o resultado da experiência, que acabou por envolver a própria comunidade alargada do concelho. Os jovens estrangeiros ficaram alojados em residências de familiares de alunos da escola de São Vicente, de professores e pessoal não docente. Uma envolvência promovida com o intuito de proporcionar uma experiência de imersão na comunidade local, tal como preconizado nos objetivos da parceria.

A presença de estudantes e professores estrangeiros resultou ainda num impacto positivo junto da comunidade escolar, suscitando o interesse em participar em projetos desta natureza. De acordo com a equipa dinamizadora, “a escola viveu uma experiência pedagogicamente enriquecedora, em que a partilha de experiências formais e informais contribuiu para a perceção de que pertencemos a comunidades educativas alargadas.”

Foto DR

Com vista à execução do projeto, está a ser criado um grupo de trabalho composto prioritariamente por alunos finalistas, que irão desenvolver trabalhos sobre o tema da sustentabilidade das atividades marítimas, a partilhar com os parceiros europeus aquando da mobilidade à França, entre os dias 13 e 18 de maio de 2019.

Entretanto, esta parceira entre as três escolas contará com a plataforma de eTwinning como meio privilegiado de contacto e de desenvolvimento de trabalho.