Cláudia Monteiro de Aguiar satisfeita com aumento de co-financiamento para transportes

A Comissão dos Transportes e Turismo reuniu ontem em Bruxelas, para analisar várias emendas e propostas, entre elas, a proposta da eurodeputada social-democrata Cláudia Monteiro de Aguiar que pedia a inclusão da Madeira no chamado Corredor Prioritário do Atlântico, dentro do Mecanismo Interligar a Europa (MIE), um instrumento financeiro destinado a apoiar investimentos nas redes de infraestruturas europeias nos sectores do transporte, da energia e digital. A parlamentar madeirense viu a sua proposta seguir para Plenário, com satisfação.

Segundo um comunicado da própria, isto significa que, a ser aprovada em Estrasburgo e depois pelo Conselho, a Madeira irá beneficiar de uma plataforma privilegiada para a coordenação dos investimentos nas infraestruturas, com o objectivo de serem ultrapassadas barreiras técnicas e operacionais. O Corredor proporciona ligações terrestres e marítimas entre a Península Ibérica com França e Alemanha e, actualmente, a sua extensão é responsável por mais de 7.800 km de rede ferroviária central, mais de 4.400 km de estrada, incluindo oito portos, sete aeroportos, dez terminais ferroviários e sete nós urbanos.

Em Junho deste ano, após a Comissão Europeia ter apresentado os ajustes à rede transeuropeia de transportes, onde houve apenas a inserção do rio navegável do Douro no Corredor Atlântico, a eurodeputada do PSD questionou de onde surgia a decisão de apenas alargar o Corredor para o Douro, sem serem ouvidas as Regiões. Agora vê aprovada a sua emenda em prol das Regiões Ultraperiféricas (RUPs) e da Madeira, em particular.

Além disso, votada favoravelmente foi também a proposta de Cláudia Monteiro de Aguiar que requeria um máximo de 85% de co-financiamento para projectos nos transportes, energia e digital para as RUPs – a proposta inicial apenas previa um co-financiamento de 50%.  Este co-financiamento é dirigido a apoiar sistemas de aplicações temáticas, a acções de apoio às autoestradas do mar, acções de apoio às novas tecnologias e à inovação, à melhoria da segurança das infraestruturas e à cobertura ininterrupta com sistemas 5G ao longo dos principais caminhos de transporte.