Projeto madeirense premiado pelo Fundo para a Conservação dos Oceanos

O MARE-Madeira acaba de ver o seu projeto “Whale Tales”, premiado, na edição deste ano do Fundo para a Conservação dos Oceanos, promovida pelo Oceanário de Lisboa epela Fundação Oceano Azul.
O anúncio dos vencedores foi feito no dia 20 de Novembro, no Oceanário de Lisboa, estando presentes os investigadores do MARE responsáveis pela candidatura, Filipe Alves e Ana Dinis.
Recorde-se que o projeto tem como objetivo aprofundar o conhecimento científico do uso do habitat e da condição fisiológica do cachalote (Physeter macrocephalus), no arquipélago da Madeira onde existe pouca informação sobre esta espécie, e ao mesmo tempo fazer a ponte do conhecimento para a comunidade local.
O projeto liderado pelos investigadores Filipe Alves e Ana Dinis, tem como objetivo aprofundar o conhecimento científico do uso do habitat e da condição fisiológica do cachalote (Physeter macrocephalus), no arquipélago da Madeira onde existe pouca informação sobre a utilização de habitat por parte desta espécie, e ao mesmo tempo fazer a ponte do conhecimento para os cidadãos.
O cachalote tem estatuto de conservação “Vulnerável”, essencialmente devido à intensa atividade baleeira levada a cabo até hápoucas décadas.
O projeto será executado ao longo dos próximos três anos.
A edição deste ano do prémio tinha como tema “Espécies Marinhas Ameaçadas. Da Ciência para a Consciência” e avaliou projetos de conservação dedicados a espécies marinhas classificadas como “Criticamente em Perigo”, “Em Perigo” e “Vulnerável”, segundo a «Lista Vermelha» da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN Red List of Threatened Species).