Escolas da Região realizaram simulacros de emergência para prevenir e sensibilizar

Ontem, dia 20, a Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia e o Jardim de Infância Patronato S. Pedro tiveram uma visita dos técnicos que fazem a intervenção do Projecto “Segurança em casa, na rua e na escola”. Este projecto, da Secretaria Regional de Educação, em parceria com o Serviço Regional de Protecção Civil e a Associação Insular de Geografia, visa testar o plano de prevenção e emergência da escola através de simulacros, assim como sensibilizar os docentes e não docentes para questões relacionadas com os riscos naturais e tecnológicos. Aos alunos, essa sensibilização é realizada de forma sistemática ao longo do ano lectivo pelos docentes com a função de Delegados de Segurança, que possuem formação adequada para os instruir sobre situações relacionadas com os diferentes riscos, refere uma nota às Redacções.

A sensibilização dos docentes e não docentes de ambos os estabelecimentos foi efectuada no auditório da Escola Dr. Horácio Bento de Gouveia, em que estiveram presentes 263 pessoas.

Relativamente aos simulacros realizados, a dinâmica e o tipo de procedimentos testados em ambas as escolas foram algo distintos, principalmente pelo nível de ensino e pela idade da população escolar.

No Jardim de Infância Patronato S. Pedro, embora o número de alunos não seja elevado (cerca de 40), os procedimentos de evacuação tornam-se mais complexos devido à sua tenra idade (1 a 5 anos). Sendo determinante a prontidão dos procedimentos, a organização e a entreajuda dos elementos das equipas de evacuação, os técnicos presentes puderam verificar, in loco, o cumprimento destas condições de sucesso.

Já na Escola Dr. Horácio Bento de Gouveia, o elevado efectivo desta escola – na hora do simulacro estavam no edifício cerca de 1300 pessoas – foi a maior condicionante prática. Apesar disso, afirma-se, observou-se uma evacuação ordeira e disciplinada, demonstrando um bom planeamento, conseguindo-se fazer a evacuação total do edifício, em cerca de quatro minutos, para um ponto de encontro extremamente bem organizado. Segundo as autoridades presentes, este tempo de evacuação é excelente para este número de pessoas; tendo sido também realçado o elevado empenho de todos os elementos da comunidade escolar no exercício, facto que reflete uma crescente compreensão das pessoas sobre a importância deste tipo de treino.