Cafôfo para o PSD e para o Governo Regional: Definam-se, ou são autonomistas ou não são autonomistas

Paulo Cafôfo
Paulo Cafôfo sem dúvidas: “Vamos ganhar as eleições em 2019”
Emanuel Câmara convenção
Emanuel Câmara reafirmou a importância de fazer uma coligação com a sociedade civil.

Paulo Cafôfo, o candidato do PS-M à presidência do Governo Regional, encerrou a Convenção Autárquica dos socialistas, em Santa Cruz, com um claro “vamos ganhar as eleições em 2019». Uma convicção partilhada pelo líder do PS-M, Emanuel Câmara. Críticas ao PSD-Madeira e ao Governo Regional, que não assina contratos programa com as câmaras socialistas. E é aqui que Cafôfo lança o desafio: “Ou são autonomistas ou não são autonomistas”.

Cafôfo não deixou de apontar críticas ao atual Executivo e ao PSD. Começando por referir que «há uma diferença entre popularidade e populismo», adiantou que aquilo que parece «é que o PSD agora é que se lembrou das pessoas», pois «apresenta no final do mandato medidas populistas, porque tem a única finalidade de um Governo, que está a trabalhar para o partido – o PSD –, poder ganhar as eleições». Tal como afirmou, «não são medidas que têm como real objetivo satisfazer e contribuir para a melhoria da vida das pessoas». «Simplesmente lembraram-se que têm de ganhar eleições e é agora, só neste momento, que estão a trabalhar para isso, enquanto nós estamos a trabalhar desde o primeiro momento pelas pessoas e não nos esquecemos disso», vincou.

A um outro nível, Paulo Cafôfo destacou o papel dos autarcas, os quais classificou como agentes do progresso. Aliás, salientou que a força do poder local na Madeira deve-se ao PS e lembrou que, antes de 2013 (ano da afirmação do PS enquanto poder, através da vitória nas autarquias e juntas de freguesia) «o poder local era um poder raptado pelo Governo Regional». «Havia um poder local amordaçado. Não havia autonomia do poder local. As câmaras e as juntas eram controladas politicamente, eram subservientes ao Governo Regional, eram destituídas de autonomia e de recursos e, ao fim e ao cabo, eram repartições menores da administração regional», adiantou, acrescentando que isso hoje acabou e que tal se deve ao Partido Socialista e às suas vitórias.

Paulo Cafôfo sublinhou também que o PS deve ao poder local a sua força. «Não somos poder regional, mas somos poder local. E o PS está na linha da frente do desenvolvimento desta Região, através das suas câmaras, das suas juntas, ou através dos autarcas que, estando na oposição, fazem a diferença e fazem a pressão necessária para que políticas positivas pelas pessoas sejam desenvolvidas».

Por outro lado, o igualmente presidente da Câmara Municipal do Funchal aproveitou também para criticar o facto de o Governo Regional não assinar contratos-programa com as autarquias que não sejam da mesma cor política. «Infelizmente, há na Região uns municípios que são filhos e outros que são enteados», constatou, acrescentando que «não podemos ser autonomistas só relativamente a Lisboa e não sermos autonomistas relativamente às câmaras que são do PS». Por isso, deixou um desafio ao PSD: «Definam-se! Ou são autonomistas ou não são autonomistas». «A verdade é que nenhuma câmara do PS tem contratos-programa com o Governo Regional».

A pensar em 2019, Cafôfo adiantou ainda que «com a experiência que temos, com os valores do PS e os valores que temos desenvolvido nas nossas câmaras e juntas de freguesia, com as prioridades estratégicas que aqui já foram faladas, vamos apresentar um programa de Governo que esteja à altura dos desafios da Região».

«As nossas autarquias e os nossos autarcas são a prova de que é possível fazer melhor. Onde governamos, nós governamos melhor», vincou, acrescentando que «só com confiança e determinação é que podemos juntos mudar esta Região». «Estamos juntos neste percurso e é por isso que, em 2019, iremos dar uma grande vitória, mais do que ao Partido Socialista, a todos os madeirenses e porto-santenses», rematou.

Pelo mesmo diapasão afinou o presidente do PS-Madeira, que apontou a coligação que o partido quer fazer com a sociedade civil, coligação essa que «será, com certeza, vencedora com Paulo Cafôfo como nosso candidato a presidente do Governo Regional».

Emanuel Câmara não escondeu a «satisfação enorme em ser presidente» do PS-M e antevê que daqui a um ano esta será ainda maior. E porque as provocações «só nos dão mais força», disse desde já que «estão todos convidados para, no Porto Monizrepetirmos o record do Guinness e fazermos um grande arroz de lapas para comemorar a vitória» nas eleições regionais.